Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Feijoada das Marias do Jongo comemora 13ª edição

14 de março de 2018

Evento reúne comunidade para comemorar aniversário das duas Marias, filhas do Mestre Dito Ribeiro, que nasceram no dia 18 de março 

Texto / Thalyta Martina
Imagem / Acervo pessoal da Comunidade Jongo Dito Ribeiro

A 13° Feijoada das MARIAS do JONGO acontece no próximo domingo (18) a partir das 12h na Fazenda Roseira, localizada na periferia da região noroeste de Campinas. A tradicional festa conta com atrações especiais, como o Grupo Contágio, Aureluce Santos e Banda, Velha Guarda da Mocidade Alegre, Nãnana da Mangueira e Dj Barata. 

A feijoada acontece desde 2005, com bênçãos e organização das mulheres da Comunidade Jongo Dito Ribeiro. Toda verba é direcionada para ações sociais da comunidade e para manutenção de projetos culturais na Casa de Cultura Fazenda Roseira, que tem gestão compartilhada entre a Associação Jongo Dito Ribeiro e a Secretaria Municipal de Cultura.

De acordo com Alessandra Ribeiro, uma das organizadoras da festa, a Feijoada das Marias do Jongo é Patrimônio Cultural e Material reconhecido no município de Campinas e no Brasil. Ela explica que é uma grande alegria comemorar no dia 18, por ser o dia de nascimento de duas filhas do Mestre Dito Ribeiro, o homem que fundou a comunidade. Maria Alice, a filha mais nova, completa 75 anos, e Maria Aparecida, a filha mais velha do Mestre, completa 80 anos. “A comunidade é muito feliz por poder realizar o evento que homenageia essas mulheres. Acho também que o ato de comer em comunhão é muito importante na nossa cultura negra. Comer junto para comemorar a vida: isso é uma grande oportunidade!”

As vendas do segundo lote dos convites ocorrem até sexta-feira (16). Os ingressos podem ser adquiridos por cinquenta reais com integrantes da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, pessoalmente ou por WhatsApp, e na Casa de Cultura Fazenda Roseira. 

Serviço

13ª Feijoada das Marias do Jongo
18 de março de 2018, a partir das 12h
Casa de Cultura Fazenda Roseira (Rua Domingos Haddad, s/nº, Residencial Parque da Fazenda, Campinas-SP)

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano