PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Viva Zumbi’: 15ª edição do festival celebra o Dia da Consciência Negra em Niterói

O evento contará com feiras, apresentações artísticas, apresentações de capoeira, debates e feijoada
Grupo de samba feminino se apresentando no festival Viva Zumbi em 2022

— Divulgação

17 de novembro de 2023

Na próxima segunda-feira (20), em celebração ao legado e à resistência do povo negro, o “Viva Zumbi”, o principal festival do Dia da Consciência Negra no estado do Rio de Janeiro, terá lugar em Niterói, no Caminho Niemeyer, a partir das 10h. Realizado pelo Instituto Casa da Utopia, junto com diversas entidades e movimentos sociais, e contando com o respaldo da prefeitura de Niterói, a 15ª edição do “Viva Zumbi” apresenta uma programação cultural diversificada, sendo nesta versão patrocinado pela CEDAE.

O evento é uma homenagem à ancestralidade e à cultura afro-brasileira, destacando manifestações artísticas como capoeira, literatura, música, debates, tendas temáticas com oficinas e, evidentemente, uma autêntica feijoada tradicional.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“O Viva Zumbi é o maior encontro preto do estado, repleto de diversidade negra, que apresenta a nossa pluralidade artística e cultural. Um dia em que o povo negro se reúne para celebrar e comemorar nossa história de vida e luta. O Viva também contribui com debates fundamentais para a sociedade. Nós somos o legado de Zumbi e estamos juntos  contra a discriminação, aliados na luta antirracista”, comenta, em entrevista à Alma Preta, a ex-vereadora de Niterói e atual deputada estadual, Verônica Lima (PT), que participou de todas as edições do evento.

Os grandes destaques da noite serão o cantor Xande de Pilares e o rapper BK. Além dos artistas, o evento contará também com a apresentação da escola de samba Grande Rio, do grupo Poeira Pura, talentos locais e outras atrações.

Em 2023, o “Viva Zumbi” adota como tema central “Racismo Ambiental, Ancestralidade, Futuro e Ambiente”. A programação do evento vai explorar as conexões entre políticas ambientais, os efeitos de desastres ambientais e as comunidades negras, periféricas e economicamente desfavorecidas.

A entrada no festival é gratuita, sendo solicitada a contribuição do público através de doações de alimentos não perecíveis, com exceção de açúcar e sal, destinadas a causas sociais.

Confira a programação completa:
DJ + Apresentação do Festival Viva Zumbi

OCA Viradouro

Encontro de Jongos

HOMENAGEM DIPLOMA ZUMBI DOS PALMARES + 10 MOÇÕES

Roda de Samba Poeira Pura

BK’

Banda Um Amô

Baile Funk das Antigas

XANDE DE PILARES

Escola de Samba Grande Rio

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Bárbara Cavalcante

    Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, desde a adolescência é imersa em projetos sociais. Apaixonada por futebol e cultura pop, é nascida e criada na Zona Leste de São Paulo. Atua como social media e é aprendiz de redatora.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano