Pesquisar
Close this search box.

Livro infantil retrata de forma lúdica a história dos Lanceiros Negros

Guerreiros foram incluídos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria este ano
Imagem mostra o livro infantil "A Lanceirinha", de ngela Xavier.

Foto: Camila Hermes / Agencia RBS

21 de maio de 2024

Com o intuito de resgatar o legado dos Lanceiros Negros, a professora e escritora Ângela Xavier apresenta o livro infantil “A Lanceirinha”, que retrata a importância dos commbatentes negros de uma forma lúdica para contribuir com a formação antirracista das crianças.

Na Revolução Farroupilha, os Lanceiros Negros, homens negros escravizados que lutaram ao lado das tropas gaúchas, foram traídos e massacrados no episódio conhecido como o Massacre de Porongos. Neste ano, esses guerreiros foram oficialmente reconhecidos e incluídos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Com ilustrações em aquarela feitas pelo artista gráfico Alisson Affonso, a obra da Editora Libretos resgata o orgulho de um povo em uma fábula que comprova, por meio do relacionamento afetuoso da menina Aisha com o seu avô, que é possível acreditar na luta por um futuro mais justo e inclusivo.

Além de combater o etarismo ao valorizar a voz dos mais velhos e a ancestralidade, o livro pretende fazer com que as crianças negras se sintam representadas por pessoas que marcaram a história do povo gaúcho.

Para mais informações, acesse o site da Editora Libretos.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano