O Ministério da Igualdade Racial (MIR) renovou a parceria para a veiculação de campanha de combate ao racismo voltada a motoristas, entregadores e usuários de aplicativos. A iniciativa foi formalizada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) por mais um ano.
A campanha é direcionada a motoristas e entregadores parceiros das plataformas, além de usuários de aplicativos em todo o país, com o objetivo de combater e prevenir o racismo por meio dos apps de mobilidade. Em 2025, a parceria resultou na veiculação de mais de 100 peças de conscientização.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Entre as empresas associadas à Amobitec estão 99, iFood, Uber, Lalamove e Zé Delivery. Segundo o MIR, atualmente cerca de 2,2 milhões de motoristas e entregadores parceiros estão cadastrados nas plataformas vinculadas à entidade.
Para a ministra Anielle Franco, a parceria busca ampliar o alcance de mensagens informativas.
“Avaliamos a parceria de forma muito positiva e queremos que essas mensagens sigam levando informação e cidadania à população que usa as plataformas”, disse em nota à imprensa.
As informações são disseminadas por meio dos canais de comunicação das plataformas. O acordo ainda prevê ações como a divulgação de políticas públicas voltadas ao combate e à superação da discriminação racial, com foco em conteúdos de utilidade imediata para a sociedade, além de orientações sobre como enfrentar o racismo e suas diferentes formas de manifestação.
A parceria também inclui o fortalecimento dos canais de acolhimento de denúncias de racismo, por meio da plataforma FalaBR e do e-mail da Ouvidoria do MIR ([email protected]).