Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Chuvas no Maranhão deixam 31 cidades em alerta; governador ameniza

Desde abril as chuvas têm causado aumento nos níveis dos rios; Carlos Brandão (PSB) usou as redes sociais para informar que os municípios não estão alagados
A imagem mostra pessoas circulando pela cidade em uma noite de chuva. O Maranhão tem sofrido com as enchentes.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

10 de maio de 2024

Devido as chuvas que atingiram o estado do Maranhão, cerca de 31 cidades decretaram estado de emergência. O município de Santa Inês, localizado a 248 km da capital São Luís, está em estado de calamidade pública, segundo o boletim da Defesa Civil do estado, divulgado nesta sexta-feira (10). 

Desde abril as chuvas têm elevado os níveis de rios que cortam o Maranhão. Até o momento, cerca de 1.031 famílias estão desabrigadas,  2.909 desalojadas e pelo menos uma morte já foi confirmada pela Defesa Civil, segundo publicação da Agência Brasil. As pessoas atingidas, ainda de acordo com o órgão, foram encaminhadas para abrigos, onde recebem alimentação por meio de cozinhas solidárias locais.

O governador do estado, Carlos Brandão (PSB), utilizou as redes sociais para amenizar as informações que têm sido veiculadas. De acordo com o político, nenhuma cidade maranhense está tomada por inundações e as imagens que circulam são verídicas, porém foram feitas durante as enchentes que atingiram o estado em 2023. 

No vídeo publicado pelo governador, o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Celio Roberto, confirma que as cidades estão em estado de emergência e negou que existam pessoas alocadas em abrigos. 

“O governo do Estado informa que, no momento, não há nenhuma cidade do Maranhão coberta por águas, conforme relato feito pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Maranhão. Nossas equipes estão atentas e dando suporte necessário aos municípios afetados”, reforçou.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano