Pesquisar
Close this search box.

Com foco na cobertura olímpica, Alma Preta participa do 19º Congresso de Jornalismo da Abraji

Durante o evento, o “Manual de Redação: jornalismo antirracista a partir da experiência da Alma Preta” é distribuído para profissionais de imprensa
Imagem mostra estande da Alma Preta no Congresso de jornalismo da Abraji.

Foto: Patrick Silva/Alma Preta

11 de julho de 2024

A Alma Preta integra o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que acontece entre os dias 11 e 14 de julho pelo segundo ano consecutivo no campus Álvaro Alvim da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na Vila Mariana, em São Paulo (SP).

Em formato híbrido, os três primeiros dias do evento são dedicados ao Congresso e ao XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Já o dia 14 de julho está reservado para o 6º Domingo de Dados.

Nesta edição, o Congresso da Abraji oferece atividades presenciais e transmissão ao vivo de parte da programação. Além disso, as sessões de conteúdo gravado retornam para melhorar a experiência do público online.

De acordo com a organização, a programação é comprometida com a diversidade de temas e representações que compõem a sociedade e o campo jornalístico. As discussões que ocorrem durante o evento acompanham as mudanças políticas, sociais e tecnológicas que impactam a imprensa, seus profissionais e a democracia como um todo. 

A participação da Alma Preta conta com um estande que destaca a estratégia de cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que acontece de 26 de julho a 11 de agosto. O veículo especializado na temática racial será a primeira mídia negra a cobrir um evento desta magnitude.

O “Manual de Redação: jornalismo antirracista a partir da experiência da Alma Preta” também foi lançado no congresso. A publicação, que recentemente ganhou uma tradução para o espanhol, foi construída a partir de um esforço colaborativo, que busca dotar jornalistas e meios de comunicação com as ferramentas necessárias para fazer coberturas informativas a partir de uma perspectiva antirracista.

Manual de redação da Alma Preta é distribuído para jornalistas no 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. (Patrick Silva/Alma Preta)

No primeiro dia do congresso, o consultor editorial do site, Flávio Costa, também colunista e repórter especial do UOL, mediou um palestra de segurança pública, com o tema “O desdobramento do caso Marielle e a cobertura sobre milícias no RJ”.

Para mais informações sobre o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, acesse aqui

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano

Na ONU, Brasil reafirma compromisso com a pauta racial no combate à violência

Mais de 80% dos modelos de campanhas publicitárias brasileiras são brancos, aponta estudo

O Quilombo

Aprovação do Dia Nacional do Funk é marco contra marginalização

Independência, liberdade e escravidão na Argentina

Clima e Meio Ambiente

Programa capacita lideranças das periferias do Rio para debates sobre questão climática

Território brasileiro pegou fogo em um a cada quatro hectares nos últimos 40 anos