Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como proteger cabelos crespos e cacheados de danos de mar e piscina

Cronograma capilar e uso de produtos e óleos para proteção são indispensáveis para manter a saúde dos fios
Imagem mostra mulher negra de cabelos crespos na praia.

Foto: iStock

18 de dezembro de 2023

Cabelos crespos e cacheados tendem a ser mais ressecados por conta da curvatura dos fios e o contato com a água do mar ou de piscina podem causar ressecamento e deixar os cachos frágeis e porosos, assim também como o sol pode prejudicar sua estrutura e gerar a degradação da fibra.

Para manter as madeixas saudáveis, o hair stylist Juninho Loes, especialista em cabelos crespos e cacheados, dá dicas importantes de cuidados antes e depois dos mergulhos.

Nos dias de praia ou piscina é necessário manter uma rotina, o primeiro passo é proteger os fios com óleos vegetais de origem mais leve, como uva e semente de girassol, protetores térmicos ou ativadores, contendo na fórmula um pH baixo, de 4.0 e 4.5, para proporcionar mais nutrição, redução do frizz e manter os cachos brilhantes e definidos por mais tempo.

Após sair da piscina ou mar, lavar o cabelo com água doce para retirar todas as impurezas, realizar a higienização com shampoo com pH entre 5.0 e 6.0, utilizar condicionadores e máscaras de nutrição e hidratação. Não é indicado produtos de reconstrução neste período, pois enrijece os fios, o que pode causar quebras devido à carga excessiva de proteína.

O especialista salienta a importância da técnica Low Poo, utilizando a cada dois dias apenas o condicionador para gerar emoliência e uma limpeza mais suave no cabelo, tornando o uso do shampoo menor, diminuindo o impacto de agressão na fibra.

Ao retornar à rotina normal, pós-férias, um cronograma de nutrição e hidratação é a melhor opção para repor nutrientes, água, lipídios e massa dos fios. No caso dos cabelos cacheados, intercale entre uma e outra, duas vezes por semana, e para os cabelos crespos, ideal uma vez por semana.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano