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Edital destina R$ 1,5 mi para incentivar mulheres comunicadoras na Bahia

Iniciativa "Elas à Frente na Comunicação", da Secretaria de Políticas para as Mulheres do estado baiano, visa fortalecer a participação feminina na mídia e ampliar o acesso às tecnologias de informação
Imagem da escuta pública realizada na última sexta-feira (12), no Encontro Elas à Frente na Comunicação, onde foi anunciado o edital que visa o fomento de mulheres comunicadoras na Bahia.

Foto: Fernanda Souza/SPM

18 de julho de 2024

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) da Bahia anunciou o lançamento do edital “Elas à Frente na Comunicação”, destinado a fomentar o empreendedorismo entre mulheres comunicadoras no estado. Com um investimento de 1,5 milhões, a iniciativa busca fortalecer a participação feminina na produção de conteúdo e na promoção de direitos por meio dos meios de comunicação.

A primeira etapa do edital foi iniciada com a escuta pública realizada na última sexta-feira (12), no Encontro Elas à Frente na Comunicação – Promoção e Difusão de Direitos, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (SPGE). O evento contou com a presença especial da linguista e escritora afro-brasileira Conceição Evaristo.

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A secretária das Mulheres do estado, Elisangela Araújo, destacou a importância do edital para a autonomia econômica e a inserção socioprodutiva das mulheres. “O ‘Elas à Frente na Comunicação’ é um edital de fomento voltado para auxiliar a cadeia produtiva das comunicadoras, seja na produção de conteúdos, regulamentação de entidades ou aquisição de materiais para facilitar seu trabalho. Nosso objetivo é incentivar uma maior participação das mulheres na comunicação e na promoção de direitos”, afirmou.

O edital é direcionado a profissionais de diversas áreas da comunicação, incluindo jornalistas, relações públicas, assessoras de comunicação, radialistas, fotógrafas, artistas visuais e designers gráficos. O foco está na produção de conteúdos que desmistifiquem a objetificação da imagem feminina e os estereótipos sexistas veiculados pela mídia, além de ampliar o acesso das mulheres às tecnologias da informação e comunicação.

A superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, Luciana Mandelli, explicou que os recursos serão disponibilizados em três etapas até o final do orçamento, em 2026. “Esperamos que o edital promova conteúdos que valorizem a diversidade e a cultura, e que ajude a superar os estereótipos na mídia“, ressaltou Mandelli.

Como parte da escuta pública, a SPM abriu um canal de comunicação para receber sugestões e contribuições sobre o edital: [email protected]. A elaboração final do edital incluirá um termo de referência com linhas de financiamento e a abertura de um processo de chamamento público.

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  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

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