Pesquisar
Close this search box.

Baixada Fluminense ganha Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde

Novo espaço cultural oferece atividades gratuitas e promove a diversidade cultural da região
Imagem de uma pessoa indígena e uma asiática, representando o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, dedicado ao resgate da memória da cidade e de seus povos originários Indígenas, Africanos e Japoneses.

Foto: Divulgação

10 de junho de 2024

O projeto Ativação Cultural Itaguaí, em seu 7º ano de atividade, anunciou a inauguração do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, com uma série de atividades gratuitas a partir de sexta-feira (14). O novo espaço está localizado no Shopping Pátio Mix, em Itaguaí, na Baixada Fluminense.

As atrações incluem oficinas de mangá e escrita japonesa, apresentações musicais e o concurso Miss Nikkei Estado do Rio de Janeiro, proporcionando uma imersão nas tradições culturais e artísticas da região. 

Segundo Alessandra Reis, idealizadora do projeto Ativação Cultural Itaguaí e do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, o objetivo é “celebrar e homenagear a história da região, sua população e sua cultura”. 

Alessandra ressalta que o novo centro cultural oferecerá uma variedade de atividades gratuitas, como apresentações artísticas, troca de livros, espaço infantil para estimular a criatividade das crianças, realização de workshops e oficinas, além de exposições permanentes, tudo dentro do horário de funcionamento do shopping e aberto ao público.

Para Horlan Gentil, responsável pela Direção Criativa e Curadoria Geral do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, a iniciativa representa um passo significativo na preservação da memória da cidade e de seus povos originários. Ele destaca que o espaço cultural é dedicado ao resgate da memória local e ao apoio à cultura, capacitando artistas e formando novos públicos.

O projeto Ativação Cultural Itaguaí continuará seu trabalho junto às escolas públicas e estará presente nos grandes eventos da cidade, como a Festa de Imigração Japonesa, Expo Itaguaí, o Dia da Consciência Negra e eventos de Natal.

Serviço

Abertura do Centro de Memória dos Povos Originários

Quando: sexta-feira (14)

Horário: a partir das 17h

Local: Shopping Pátio Mix, Rodovia Rio Santos, s/n, Itaguaí.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano