Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Jornal britânico aponta que Brasil tem 10 das 40 cidades mais perigosas do mundo

Das dez cidades listadas, sete são capitais e todas estão no Norte e no Nordeste do país

Texto: Redação | Foto: Fabio Teixeira/NurPhoto/Getty Images

Imagem mostra dois homens negros caminhando na rua e dois policiais armados.

Foto: Foto: Fabio Teixeira/NurPhoto/Getty Images

12 de setembro de 2023

Um relatório divulgado pelo jornal britânico Daily Mail aponta o Brasil como o segundo país do mundo com o maior índice de homicídios a cada 100 mil habitantes por ano. O país tem 10 de seus municípios, todos no Norte e no Nordeste,  mencionadas entre os 40 mais perigosos do mundo, ficando atrás apenas do México, com 15 cidades na lista. Todas as cidades estão localizadas no continente americano e na África do Sul.

A primeira cidade brasileira que aparece no ranking é Mossoró,  localizada no Rio Grande do Norte, em 11º lugar, com 63 casos. Segundo o jornal, questões sociais e má aplicação de punições são alguns dos motivos que a levaram à posição.

“A cidade em rápido crescimento desenvolveu uma reputação de tráfico de drogas, roubos, assaltos e outros crimes relacionados com gangues que são atribuídos à pobreza e à aplicação da lei mal equipada”, destaca o Daily Mail.

O estado da Bahia é o que mais tem cidades mencionadas. A capital, Salvador, ocupa o 19º lugar na lista, com 57 homicídios anuais por 100 mil habitantes. Três posições atrás, Feira de Santana amarga uma taxa de 50 assassinatos, e Vitória da Conquista está em 26º lugar (47). Manaus, capital do Amazonas, aparece no 21º lugar, com taxa de 51.

A cidade de Natal, também no Rio Grande do Norte, está em 28º lugar no ranking. A capital registrou 569 homicídios em 2022 e em março do ano seguinte foi palco de uma série de ataques de facções criminosas, o que deve aumentar ainda mais esses números no próximo levantamento.

Na lista do Daily Mail, também aparecem as cidades de Fortaleza (CE), no 31º lugar com uma taxa de 43 homicídios por 100 mil; Recife (PE) em 35º lugar (40); Maceió (AL) em 36º lugar (39) e Teresina (PI) fecha o ranking no 40º lugar (37). 

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano