Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Operação flagra 24 trabalhadores em condições análogas à escravidão no Rio Grande do Sul

O resgate foi feito durante uma fiscalização em uma propriedade rural no município de São Marcos, na Serra Gaúcha
A imagem mostra uma força tarefa realizada em vinícolas na Serra Gaúcha. Foram resgatadas 24 pessoas em condições análogas à escravidão na cidade de São Marcos.

Foto: Reprodução

7 de fevereiro de 2024

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio de uma operação conjunta com auditores-fiscais do Trabalho, resgatou 24 trabalhadores em condições análogas à escravidão em uma propriedade rural em São Marcos, no Rio Grande do Sul. Entre os resgatados estava um adolescente de 16 anos.

Os trabalhadores, trazidos da Argentina para a colheita da uva, foram encontrados em alojamentos precários, sem condições adequadas de moradia e higiene. A operação, chamada Vino Veritas, contou com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O arregimentador dos trabalhadores, também argentino, foi preso em flagrante pela PRF e conduzido à delegacia da Polícia Federal (PF) de Caxias do Sul pelos crimes de redução à condição análoga à de escravo e tráfico de pessoas.

Segundo autoridades, os trabalhadores foram aliciados com falsas promessas de emprego, moradia e alimentação. Agora, o MTE e o MPT estão adotando medidas pós-resgate, incluindo o pagamento de verbas rescisórias, encaminhamento do seguro-desemprego e o retorno do adolescente à sua cidade de origem. As investigações continuam em andamento.

A operação In Vino Veritas apura eventuais irregularidades trabalhistas nos estabelecimentos rurais e vinícolas da região da Serra, que concentra a maioria da produção nacional de uva e vinhos. 

O objetivo é fiscalizar as mudanças locais como resultado da operação realizada há um ano na região, quando foram resgatados 207 empregados em condições análogas à escravidão, durante a colheita de uvas em três vinícolas de Bento Gonçalves: Aurora, Garibaldi e Salton.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano