Pesquisar
Close this search box.

Piauí entrega título de terra para comunidade quilombola Vila São João

Em 12 meses, estado dobrou o número de territórios titulados, passando de 15 para 31 regularizados
Imagem mostra os moradores da Comunidade Quilombola Vila São João recebendo a titulação de suas terras.

Foto: Secom Piauí

27 de junho de 2024

O governo do Piauí, por meio do Instituto de Terras do estado (Interpi), entregou nesta quarta-feira (25) o título coletivo de terras aos moradores da comunidade quilombola Vila São João, localizada no município de Campo Largo. A cerimônia, realizada no local, contou com a presença de lideranças e moradores.

A regularização fundiária do território, que beneficia dezenas de famílias e engloba uma extensão superior a 2 mil hectares, representa um progresso significativo na batalha pela regularização fundiária das comunidades quilombolas do estado.

Em novembro de 2023, o decreto que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos completou 20 anos.

Segundo informações do governo do Piauí, a titulação desses territórios é resultado do compromisso com a promoção dos direitos das comunidades quilombolas. Em 12 meses, o estado dobrou o número de territórios titulados, passando de 15 para 31 regularizados.

Ao longo dos séculos, a Comunidade Quilombola Vila São João lutou por seus direitos e identidade, preservando a rica cultura afro-brasileira através de suas tradições únicas na música, dança, culinária e artesanato, agora assegurados pela posse de suas terras.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano

Na ONU, Brasil reafirma compromisso com a pauta racial no combate à violência

Mais de 80% dos modelos de campanhas publicitárias brasileiras são brancos, aponta estudo

O Quilombo

Aprovação do Dia Nacional do Funk é marco contra marginalização

Independência, liberdade e escravidão na Argentina

Clima e Meio Ambiente

Programa capacita lideranças das periferias do Rio para debates sobre questão climática

Território brasileiro pegou fogo em um a cada quatro hectares nos últimos 40 anos