No dia 22 de março de 2021, a soldada da Polícia Militar Tamires Borges foi homenageada com a Medalha Mérito Comunitário. No dia 12 de novembro de 2023, a PM se recusou a ajudar um jovem negro que era ameaçado por um policial civil em frente a estação do Metrô Carandiru, na Zona Norte de São Paulo, e ainda o agrediu com um chute. O crime foi revelado pela Ponte Jornalismo.
O prêmio foi entregue pelo apoio prestado a um cidadão do Rio Grande do Sul, que estava perdido por quatro dias e sem alimentação no Terminal Rodoviário do Tietê. Segundo publicação da Polícia Militar, Tamires Borges “ofereceu alimento e ajuda com a passagem”. A corporação sinalizou que “são atitudes como essa que enobrecem o bom nome da nossa gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo”.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Depois da repercussão do caso em frente a Estação do Metrô Carandiru, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que abriu um inquérito para apurar a conduta da agente da PM, que foi afastada do serviço. A Polícia Civil também sinalizou para a abertura de um inquérito contra o investigador, que sacou a arma e a apontou para o jovem negro.
Conforme publicado pela Ponte, um policial civil ameaçou um jovem negro com uma arma contra seu rosto. Pessoas que estavam no local e o jovem pediram ajuda para uma policial militar que estava na entrada da Estação de Metrô Carandiru, mas a agente de segurança pública negou a ajuda ao jovem e ainda o agrediu com um chute.