Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Policial que ignorou ajuda a jovem negro já foi premiada pela PM

Soldada Tamires Borges se envolveu em polêmica depois de anunciar que estava de folga, quando estava diante da cena de um crime
Imagem mostra a PM Tamires Borges, uma mulher branca, com farda, segurando sua premiação.

Foto: Reprodução/Instagram

16 de novembro de 2023

No dia 22 de março de 2021, a soldada da Polícia Militar Tamires Borges foi homenageada com a Medalha Mérito Comunitário. No dia 12 de novembro de 2023, a PM se recusou a ajudar um jovem negro que era ameaçado por um policial civil em frente a estação do Metrô Carandiru, na Zona Norte de São Paulo, e ainda o agrediu com um chute. O crime  foi revelado pela Ponte Jornalismo.

O prêmio foi entregue pelo apoio prestado a um cidadão do Rio Grande do Sul, que estava perdido por quatro dias e sem alimentação no Terminal Rodoviário do Tietê. Segundo publicação da Polícia Militar, Tamires Borges “ofereceu alimento e ajuda com a passagem”. A corporação sinalizou que “são atitudes como essa que enobrecem o bom nome da nossa gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo”. 

Depois da repercussão do caso em frente a Estação do Metrô Carandiru, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que abriu um inquérito para apurar a conduta da agente da PM, que foi afastada do serviço. A Polícia Civil também sinalizou para a abertura de um inquérito contra o investigador, que sacou a arma e a apontou para o jovem negro.

Conforme publicado pela Ponte, um policial civil ameaçou um jovem negro com uma arma contra seu rosto. Pessoas que estavam no local e o jovem pediram ajuda para uma policial militar que estava na entrada da Estação de Metrô Carandiru, mas a agente de segurança pública negou a ajuda ao jovem e ainda o agrediu com um chute.

  • Pedro Borges

    Pedro Borges é cofundador, editor-chefe da Alma Preta. Formado pela UNESP, Pedro Borges compôs a equipe do Profissão Repórter e é co-autor do livro "AI-5 50 ANOS - Ainda não terminou de acabar", vencedor do Prêmio Jabuti em 2020 na categoria Artes.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano