PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Governo lança protocolo para proteger mulheres em desastres climáticos

Documento orienta gestores públicos a incorporar perspectiva de gênero na gestão de riscos e desastres
Uma mulher caminha em uma enchente.

Uma mulher caminha em uma enchente.

— Reprodução/Bruno Peres/Agência Brasil

3 de abril de 2026

O Ministério das Mulheres lançou na quinta-feira (2) o Protocolo Mulheres e Emergências Climáticas, que visa incorporar a perspectiva de gênero na gestão de riscos e desastres climáticos no país.

Voltado a gestoras e gestores públicos das três esferas de governo, o documento orienta a implementação do recorte de gênero em todas as etapas, desde a prevenção até a reconstrução, com foco na ampliação da proteção e no acesso a direitos de mulheres e meninas em contexto de crise climática.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O protocolo é resultado da cooperação entre o ministério, a ONU Mulheres e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), com participação da sociedade civil.

Leia mais: A crise climática tem cor, classe e endereço

Segundo a pasta, o guia possui diretrizes em áreas estratégicas como defesa civil, saúde, assistência social, educação, trabalho e renda, planejamento urbano, meio ambiente e infraestrutura. 

Também estão incluídos materiais para qualificar a gestão pública, ampliar o acesso a financiamentos e promover respostas baseadas em evidências científicas. 

Em nota, o Ministério das Mulheres declarou que o planejamento reconhece que mulheres e meninas são desproporcionalmente impactadas pelas mudanças climáticas, principalmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade, como negras e indígenas. 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Formada em Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano