Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Seguranças do Metrô de SP imobilizam de forma violenta homem negro

Vídeo mostra que dois agentes de segurança ficaram cerca de 20 segundos em cima do homem negro, que geme de dor

Texto: Patricia Santos | Edição: Nataly Simões | Foto: Reprodução

Imagem mostra homem imobilizado por seguranças do Metrô de São Paulo.

Foto: Foto: Reprodução

25 de setembro de 2023

Dois seguranças do Metrô de São Paulo foram flagrados imobilizando um homem negro de forma violenta na Estação da Luz, no sábado (23), por volta das 18h40.

De acordo com um vídeo gravado por uma pessoa que passava pela estação, que faz parte da Linha 1 – Azul, é possível ver que os seguranças ficaram em cima do homem por aproximadamente 20 segundos. Na gravação também é possível ouvir os gemidos do homem enquanto ele ainda estava no chão.

Um  dos agentes de segurança aponta o dedo para o rapaz antes de levantá-lo puxando suas roupas.  Um vendedor ambulante vestido com roupa de super héroi se aproxima e tenta entender o que está acontecendo.

De acordo com testemunhas que passavam pelo local, o homem imobilizado se tratava de um “pedinte” e foi levado para uma sala reservada após a chegada de outros seguranças, que perceberam que a ação estava sendo filmada.

A Alma Preta questionou o Metrô de São Paulo sobre o que levou os seguranças a imobilizarem o homem negro. A reportagem também perguntou qual o protocolo da companhia para lidar com pessoas que pedem dinheiro ou alimentos nas estações, mas o sistema de transporte não respondeu a essa pergunta.

Em nota, o Metrô afirmou apenas que os agentes de segurança foram acionados por passageiros para “intervir em um desentendimento entre duas pessoas na noite do último sábado (23).” Segundo o sistema de transporte, “um dos envolvidos agredido foi auxiliado pelos seguranças e recusou encaminhamento ao Pronto Socorro, enquanto o agressor foi contido e levado para a sala de atendimento até a saída da outra pessoa envolvida do local.”

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano