Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Suspeitos de matar Mãe Bernadete são incluídos em lista de mais procurados da Bahia

Dois homens são suspeitos de planejar e executar o crime, o outro é uma das lideranças do tráfico onde o terreiro da ialorixá está abrigado
A imagem mostra a ialorixá Mãe Bernadete, que foi assassinada em 2023.

Foto: Conaq

3 de abril de 2024

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia anunciou nesta quarta-feira (3) que três suspeitos de envolvimento no assassinato de Mãe Bernadete no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Salvador, foram incluídos na lista dos mais procurados do estado. 

Os suspeitos agora fazem parte do “Baralho do Crime”, o catálogo que reúne as informações dos foragidos. O “Ás de Ouros” representa a categoria mais alta da lista. É nela que está Marilio dos Santos, o “Maquinista” ou “Gordo”. Ele é apontado pela Polícia Civil, responsável pela Operação Pacific, que investigou o crime, como uma das lideranças do grupo que age nas cidades de Simões Filho e São Sebastião do Passé. 

Ydney Carlos dos Santos de Jesus, conhecido como “Café”, é apontado como gerente do tráfico de drogas que acontecia no quilombo onde o terreiro da ialorixá é abrigado. As investigações o mostram como suspeito de auxiliar no plano para matar Mãe Bernadete. 

O terceiro suspeito da lista, Josevan Dionisio dos Santos, o “BZ” ou “Buzuim”, é tido como um dos executores imediatos do crime. Ele tem dois mandados de prisão expedidos por homicídio e roubo.

Segundo o Ministério Público da Bahia, a luta de Mãe Bernadete para manter a ordem na comunidade quilombola foi o motivo para o assassinato, já que isso conflitava diretamente com os interesses dos traficantes da região, que é de uma área de preservação ambiental.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano