Pesquisar
Close this search box.

Técnico acusado de racismo contra árbitro pede demissão de clube uruguaio

Ricardo Caruso Lombardi, ex-treinador do Miramar Misiones, pediu demissão na quarta-feira; a federação uruguaia condenou as falas do argentino
O técnico da equipe do San Lorenzo, Ricardo Caruso Lombardi, gesticula durante a partida de futebol da Promoção Argentina contra o Instituto, no estádio Nuevo Gasometro, em Buenos Aires, em 1º de julho de 2012.

Foto: Alejandro Pagni/AFP

23 de maio de 2024

Após proferir insultos racistas contra um árbitro de futebol, o técnico argentino Ricardo Caruso Lombardi pediu demissão do Miramar Misiones, clube da primeira divisão do Uruguai, nesta quarta-feira (22). O caso aconteceu em Montevidéu e está sob investigação da Justiça desportiva do país.

O caso aconteceu durante a derrota do time que Lombardi comandava para o Liverpool FC por 2 a 1 na última segunda-feira (20), quando o técnico protestou contra o árbitro Javier Feres pela expulsão do meia Guzmán Pereira e também foi punido com cartão vermelho.

“Negro de merda! Não vou embora!”, disse o técnico logo após receber a punição. Após a partida ele se desculpou por meio das redes sociais. 

O Ministério Público do Uruguai abriu uma investigação depois que a polícia relatou o caso como suposta incitação ao ódio por parte de Lombardi e solicitou as câmeras de segurança do estádio para identificar possíveis testemunhas do crime, que tem pena de 18 meses de prisão.

Federação Uruguaia e Associação de Árbitros se posicionam

A Federação Uruguaia de Futebol (AUF)  condenou “enfaticamente” as falas racistas proferidas pelo técnico e disse que tomará as medidas disciplinares cabíveis.

A Associação Uruguaia de Árbitros de Futebol (Audaf) classificou o comportamento de Caruso Lombardi como “absolutamente inaceitável” e pediu que as punições sejam as “mais severas possíveis”. No âmbito esportivo, o técnico pode ser suspenso por até cinco partidas.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano