O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta terça-feira (29), que suspenderá a política climática de combate às emissões de gases de efeito estufa.
As diretrizes foram determinadas em 2009, durante o primeiro mandato do ex-presidente democrata Barack Obama. Após uma decisão da Suprema Corte, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) determinou que, por serem perigosos para a saúde pública, poderiam ser regulados com base em uma norma de 1970, a Lei do Ar Limpo.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A nota oficial da EPA chama a antiga medida de “Determinação de Risco” (Endangerment Finding) e destaca que a nova diretriz propõe remover todas as normas de emissão de gases de efeito estufa para veículos leves, médios e pesados e motores pesados.
De acordo com a entidade, a proposta visa fornecer o “tão necessário” alívio regulatório para que as empresas possam se planejar adequadamente e oferecer opções acessíveis para os compradores.
Em publicação no X (antigo Twitter), o diretor da EPA, Lee Zeldin, pontua que a alteração representa uma das maiores desregulamentações da história dos Estados Unidos.
🚨In what would amount to one of the largest deregulatory actions in the history of the United States, the Trump EPA is proposing to rescind the 2009 Obama EPA Endangerment Finding which has been used to foolishly inflict over $1 TRILLION in economic pain on the American people.…
— Lee Zeldin (@epaleezeldin) July 29, 2025
De acordo com a AFP, a nova política ainda passará por uma fase de consulta pública de 45 dias.