PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Trump quer revogar política climática que regula emissão de gases climáticos em veículos

A medida propõe remover as normas de emissão de gases de efeito estufa para todos os tipos de veículos
Veículos trafegam pela rodovia I-95, em Miami, no dia 10 de janeiro de 2022.

Veículos trafegam pela rodovia I-95, em Miami, no dia 10 de janeiro de 2022.

— JOE RAEDLE / GETTY IMAGES AMÉRICA DO NORTE / Getty Images via AFP

29 de julho de 2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta terça-feira (29), que suspenderá a política climática de combate às emissões de gases de efeito estufa.

As diretrizes foram determinadas em 2009, durante o primeiro mandato do ex-presidente democrata Barack Obama. Após uma decisão da Suprema Corte, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) determinou que, por serem perigosos para a saúde pública, poderiam ser regulados com base em uma norma de 1970, a Lei do Ar Limpo.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A nota oficial da EPA chama a antiga medida de “Determinação de Risco” (Endangerment Finding) e destaca que a nova diretriz propõe remover todas as normas de emissão de gases de efeito estufa para veículos leves, médios e pesados e motores pesados. 

De acordo com a entidade, a proposta visa fornecer o “tão necessário” alívio regulatório para que as empresas possam se planejar adequadamente e oferecer opções acessíveis para os compradores.

Em publicação no X (antigo Twitter), o diretor da EPA, Lee Zeldin, pontua que a alteração representa uma das maiores desregulamentações da história dos Estados Unidos.

De acordo com a AFP, a nova política ainda passará por uma fase de consulta pública de 45 dias. 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Formada em Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano