Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Usada em cabelos crespos, pomada modeladora lesiona córnea de 100 pessoas no RJ

Pacientes relataram ter usado o produto em penteados para passar o Natal. Anvisa recomendou suspensão de algumas pomadas disponíveis no mercado
Imagem mostra cabeleireira usando pomada modeladora.

Foto: Vinícius Schmidt

28 de dezembro de 2023

Após as festas de Natal, o Hospital Municipal Souza Aguiar, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, recebeu mais de 100 pessoas na emergência oftalmológica com queixas e lesões nas córneas após o uso de pomada modeladora. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, somente na segunda (25) e terça-feira (26) foram 83 e 167 atendimentos, respectivamente. O setor oftalmológico da unidade costuma receber cerca de 70 pacientes por dia com problemas diversos. 

Os pacientes tinham os mesmos relatos: eram mulheres, homens e crianças que tinham feito tranças ou penteados fixados com o produto para passar a noite de Natal e, após molhar os cabelos, o produto escorreu para os olhos. As lesões nas córneas podem causar irritação, inchaço, visão turva, cegueira temporária e bastante dor. 

Em nota à imprensa, a diretora do Hospital Souza Aguiar, Paula Travassos,  informou que mais casos são esperados, já que no fim de ano há previsão de chuva e pessoas costumam ir à praia na data.

Algumas marcas de pomada têm recomendação de suspensão do uso por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em todo o Brasil por conter componentes químicos que podem ser nocivos à saúde. Confira aqui a lista.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano