Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

CCBB do RJ apresenta mostra sobre Cinema Queer Nordestino

Evento gratuito exibe diversos filmes do gênero durante o mês de março
Imagem mostra um trecho do curta "Piu Piu", de Alexandre Figueirôa.

Foto: Piu Piu / Divulgação

17 de março de 2024

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe a “Mostra Perequeté: Cinema Queer Nordestino”, no Rio de Janeiro. Com classificação para 18 anos e ingressos gratuitos, o evento exibe diversos filmes do gênero até o dia 31 de março.

O adjetivo “queer” é usado para se referir à pessoa cuja identidade de gênero ou orientação sexual não corresponde a ideias estabelecidas sobre sexualidade e gênero, especialmente a normas heterossexuais.

Idealizado em dois tempos distintos, a mostra visita a Paraíba dos anos 1980, apresentando um ciclo de cinco filmes que desafiaram tabus de forma ousada e irreverente, contra os preconceitos e a opressão que imperavam na época. 

O segundo e mais extenso bloco da exibição apresenta filmes da última década em uma retrospectiva da carreira de seis autores contemporâneos do Nordeste: Alexandre Figueirôa e Léo Tabosa (Pernambuco), Breno Baptista e Noá Bonoba (Ceará), R.B. Lima (Paraíba) e o coletivo Surto & Deslumbramento.

A programação do CCBB RJ visa promover a conexão dos brasileiros com a cultura, a partir de uma curadoria que enfatiza, entre outros aspectos, a ancestralidade e a pluralidade

Para conferir a programação completa, acesse o site oficial do projeto.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano