Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Em feito inédito na história da Copa, Camarões vence o Brasil, mas não se classifica

É a primeira vez que a Seleção Brasileira perde para uma equipe africana na história da dos mundiais; relembre confrontos

Imagem: Reprodução/Dylan Martinez

Foto: Imagem: Reprodução/Dylan Martinez

2 de dezembro de 2022

Pela primeira vez na Copa do Mundo, o Brasil perdeu para a seleção do Camarões na última rodada do Grupo G. No entanto, mesmo com o gol do camisa 10 Vincent Aboubakar nos acréscimos do segundo tempo – seguido de expulsão –, a equipe camaronesa não se classificou para as oitavas, mas quebrou o tabu histórico.

O Brasil havia vencido todas as vezes que enfrentou seleções africanas na Copa do Mundo. Com o resultado de hoje, são sete vitórias, e uma derrota, em oito mundiais diferentes, com 20 gols marcados e apenas três sofridos. A primeira e última vez que Camarões avançou na fase de grupos foi em 1990, em que chegou até às quartas de final.

Na Copa do Mundo de 1994, o Brasil venceu os camaroneses por 3 a 0, ainda na fase de grupos, com gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto. O segundo encontro ocorreu 20 anos depois, no Mundial de 2014, também na primeira fase. A Seleção Canarinho derrotou Camarões por 4 a 1. Neymar (2x), Fred e Fernandinho balançaram a rede.

Histórico com seleções da África

O primeiro confronto do Brasil com uma seleção africana aconteceu na Copa do Mundo de 1974, contra o Zaire, que atualmente é chamada República Democrática do Congo, mas foi denominado dessa maneira de 1971 até 1997. Na ocasião, o Brasil venceu por 3 a 0 na fase de grupos.

Em 1986, a Seleção Canarinho fez 1 a 0 na Argélia, na Copa do Mundo do México, com gol de Careca. Em 1994 houve o confronto com a seleção camaronesa, com a vitória de 3 a 0, e em 1998 ganhou de 3 a 0 do Marrocos, também na fase de grupos, com gols de Ronaldo, Rivaldo e Bebeto.

Nas oitavas de final da Copa da Alemanha (2006), o Brasil derrotou Gana por 3 a 0, com gols de Ronaldo, Adriano e Zé Roberto. Já na África do Sul, em 2010, o confronto foi entre Brasil e Costa do Marfim. Ainda na fase de grupos e com dois gols de Luís Fabiano e um de Elano, a seleção venceu por 3 a 1. Na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a Canarinho enfrentou o Camarões e marcou 4 a 1 durante a fase de grupos.

Nas oitavas de final, o Brasil enfrentará a seleção da Coreia do Sul, no jogo que será transmitido na próxima segunda-feira, às 16 – hoorário de Brasília.

Leia também: Maioria no elenco atual, jogadores negros foram excluídos da Seleção há 100 anos

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano