Pesquisar
Close this search box.

Obra de Carolina Maria de Jesus inspira primeiro single autoral de Graciela Soares

"Despejo" marca trajetória solo da cantora após integrar projetos coletivos como Corredeiras e Čao Laru
A imagem mostra a cantora e compositora Graciela Soares se apresentando no palco ao lado do músico Otis Selimane.

Foto: Divulgação

31 de maio de 2024

Com lançamento previsto para o dia 7 de junho, a cantora e compositora Graciela Soares apresenta a música “Despejo”, single inspirado na obra da escritora Carolina Maria de Jesus.

A faixa baseada em um trecho do livro “Quarto de Despejo” marca a estreia de Gabriela na carreira solo. Após anos se apresentando em trabalhos coletivos, entre eles o projeto Corredeiras com Pedro Barsa e o coletivo Čao Laru, a cantora paulistana mergulhou na própria história para gravar a primeira música autoral. 

“Eu me influenciei muito na história de força da Carolina Maria de Jesus, que tem muita relação com o que eu vivo no meu dia a dia e decidi me expressar através de Despejo”, compartilha a artista sobre a canção, que conta com a parceria musical de Marcos Soares e Henrique Braga.

Pautada pelos ritmos da música brasileira, a obra traz os relatos de uma mulher preta e mãe. “Ter onde morar, parede e teto para chamar de lar. Ter o meu lugar e dentro dele poder me encontrar. Vou desenhando um plano para sobreviver, dia após dia, noite dorme e depois outra vez”, diz um dos versos.

Para mergulhar neste universo, Graciela Soares e seu grupo Tihangana, formado pelos músicos Marcelo Santhu e Otis Selimane, também fizeram uma pesquisa minuciosa sobre o disco “O Canto dos Escravos” (1982), de Tia Doca, Geraldo Filme e Clementina de Jesus, de modo a estudarem a cultura africana e ancestralidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano