Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Primeira ‘Festa Junina Preta’ celebra resistência ancestral em São Paulo

Programação inclui tradições juninas com perspectiva afrocentrada e elementos da cultura afro-brasileira
Imagem mostra uma mulher negra com trajes típicos de festa junina.

Foto: Freepik

23 de junho de 2024

A iniciativa Happy Black Hour apresenta o “Arraiá Preto do Entre Nós”, primeiro evento junino dedicado exclusivamente à celebração da cultura preta. O evento ocorrerá no dia 30 de junho no Espaço Vem Sambar, em São Paulo, a partir das 14h.

Organizada por um coletivo que reúne mais de 80 mil pessoas negras, o projeto promete ser um marco na valorização da identidade racial e na promoção da ancestralidade. A festa contará com uma série de atrações tradicionais e inovadoras, todas com um toque afro-brasileiro.

O “Rolê Preto Sampa”, idealizado por Jailton Neves, também faz parte da iniciativa, sendo uma plataforma de fomento à cultura preta por meio de conteúdos, divulgação de espaços e aquilombamentos.

“Estamos criando um espaço de celebração que honra nossas raízes e promove o orgulho da nossa ancestralidade. Cada detalhe do ‘Arraiá Preto do Entre Nós’ foi pensado para resgatar e valorizar a nossa identidade, conectando pessoas negras em um ambiente de alegria e resistência”, ressalta Felipe Daniel, fundador do Happy Black Hour, em nota à imprensa.

A programação do evento inclui a apresentação do “Samba do Entre Nós”, grupo liderado pelo diretor comercial Tiago Campos, que fundou em 2019 o Samba do Aguidá, cujo intuito é resgatar a história do samba e promover o orgulho da ancestralidade africana. 

Além disso, a “Quadrilha Preta” e “Casamento Caipira dos Pretes”, visam celebrar a tradição junina com uma perspectiva afrocentrada, assim como a “Dança das Fitas do Axé”, que deve integrar elementos da cultura afro-brasileira. 

O evento também vai contar com o “Correio Dendê Elegante”, um “Concurso de Trajes Afro-Juninos” para celebrar a criatividade e a identidade racial, o “Bingo da Liberdade” e o “Sorteios dos Quilombolas”, para promover a interação entre os participantes.

“Se juntes já causamos impacto, imagine na nossa primeira Festa Junina Preta. Este é um momento histórico de união e celebração que vai além do entretenimento; é uma reafirmação de nossa força e de nossa presença cultural”, conclui Daniel.

Serviço

Arraiá Preto do Entre Nós
Quando:
30 de junho, a partir das 14h;
Onde:
Espaço Vem Sambar – Rua Agostinho Gomes, 313 – Vila Ipiranga, São Paulo;
Ingressos: R$ 25,00 – Disponíveis no Sympla ou no Instagram.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano