A atriz, produtora, escritora e comediante afro-americana Quinta Bruson levou o prêmio de melhor atriz de comédia durante a cerimônia do Emmy Awards e quebrou um tabu que durou 43 anos sem que uma mulher negra vencesse a categoria. A premiação aconteceu na noite de segunda-feira (15) em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Quinta foi premiada por interpretar a professora Janine Teagues na série “Abbott Elementary” da ABC, criada e dirigida pela própria atriz, que conta a história de outras docentes de uma escola pública da Filadélfia com a missão de ajudar os alunos a terem uma vida de sucesso. A série tem duas temporadas disponíveis e a terceira está confirmada pelo streaming.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Bruson já havia feito história antes mesmo de a premiação começar, já que foi a primeira mulher negra a ser indicada em três categorias diferentes de uma mesma edição do Emmy. Desde Isabel Sanford, na série “The Jeffersons” de 1981, uma mulher negra não levava a estatueta.
Com a premiação da Ayo Edeberi, outra atriz negra, foi a primeira vez que duas mulheres afro-americanas venceram uma mesma edição.