Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Quinta Bruson é a primeira mulher negra a receber Emmy de melhor atriz de comédia em 43 anos

Quinta Bruson fez história ao ser indicada em três categorias da mesma edição do Emmy
A imagem mostra a atriz Quinta Bruson segurando a estatueta do Emmy, que venceu na categoria melhor atriz de comédia.

Foto: Kevin Mazur/Getty Images

16 de janeiro de 2024

A atriz, produtora, escritora e comediante afro-americana Quinta Bruson levou o prêmio de melhor atriz de comédia durante a cerimônia do Emmy Awards e quebrou um tabu que durou 43 anos sem que uma mulher negra vencesse  a categoria. A premiação aconteceu na noite de segunda-feira  (15) em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Quinta foi premiada por interpretar a professora Janine Teagues na série “Abbott Elementary” da ABC, criada e dirigida pela própria atriz, que conta a história de outras docentes de uma escola pública da Filadélfia com a missão de ajudar os alunos a terem uma vida de sucesso. A série tem duas temporadas disponíveis e a terceira está confirmada pelo streaming

Bruson já havia feito história antes mesmo de a premiação começar, já que foi a primeira mulher negra a ser indicada em três categorias diferentes de uma mesma edição do Emmy. Desde Isabel Sanford, na série “The Jeffersons” de 1981, uma mulher negra não levava a estatueta. 

Com a premiação da Ayo Edeberi, outra atriz negra, foi a primeira vez que duas mulheres afro-americanas venceram uma mesma edição.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano