Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Série ‘Diaspórica’ estreia 2ª temporada e apresenta musicistas negras de Goiás

O elenco e a produção da série são majoritariamente de mulheres negras
A imagem mostra as quatro protagonistas da série Diaspórica em um corte acima do cotovelo e as atrizes uma atrás da outra.

Foto: Divulgação/Juliana Cordeiro

18 de janeiro de 2024

O protagonismo negro e feminino ganha voz na 2ª temporada da série “Diaspórica”, que estreou nesta quarta-feira (17) no YouTube. A produção destaca a música como tática de existência e autoestima, além do entrelace entre a arte, a negritude e a conexão com a África.     

A série apresenta em cinco episódios a resiliência entre mulheres negras da cena musical em Goiânia e o enfrentamento do racismo, sexismo e outros de obstáculos a partir de tecnologias ancestrais como a música. 

A jornalista, pesquisadora e idealizadora da série assume ainda a direção, o roteiro e a montagem da produção que, segundo ela, confere às mulheres negras a transformação social a partir de depoimentos e o caminhar com a Música Preta Brasileira. 

Diaspórica tem uma proposta poético-documental com performances musicais e introspectivas das artistas.  A cavaquinista e percussionista Maximira Luciano, a clarinetista Kesyde Sheilla, a cantora, atriz e compositora Flávia Carolina e a MC Rapper Inà Avessa compõem o elenco da segunda temporada.

Além da poética narrativa baseada nos quatro elementos da natureza água, terra, fogo e ar a nova temporada também traz novidades em termos de criação, garante a produtora, Jordana Barbosa. Ela explica que a equipe, formada por 16 mulheres negras, duas não negras e um homem, expandiu-se com o objetivo de valorizar e incentivar a presença majoritária de profissionais negras das artes nos bastidores da produção.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

    View all posts

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano