Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Trancistas fazem penteados afro gratuitamente no Carnaval de Salvador

Os serviços das trancistas são disponibilizados gratuitamente para os foliões que se interessarem por penteados afros
Imagem mostra duas mulheres negras com os cabeços trançados e sorrindo no Carnaval de Salvador.

Foto: Divulgação

12 de fevereiro de 2024

O projeto “Trancista Master no Carnaval de Salvador 2024”, idealizado pela empresária Anna Telles, marca presença no circuito Barra-Ondina, em Salvador, até a quarta-feira (14). Localizado no 1º andar do Hostel Cristo da Barra e em outros pontos carnavalescos da cidade, os serviços das trancistas são disponibilizados gratuitamente para os foliões que se interessarem por penteados afros.

Considerado um marco cultural após seu lançamento de sucesso em 2021, onde reuniu mais de 400 trancistas de todo Brasil para debater cultura, empoderamento e, acima de tudo, o reconhecimento da trancista como profissão, o projeto “Trancista Master” é um ato de empoderamento, pois as trancistas são em sua maioria mães chefes de família, mulheres empreendedoras, e uma fonte de independência financeira. É uma arte ancestral, que continua mudando as vidas de quem a pratica.

“Queremos que todos, independentemente de sua origem ou condição econômica, tenham a oportunidade de vivenciar a riqueza das tradições do trançado durante o Carnaval. O projeto é um convite à comunidade para celebrar a cultura afro-brasileira, abraçar a diversidade e se orgulhar de quem somos. É uma homenagem às trancistas, cujas mãos talentosas moldam penteados que contam histórias e capturam a essência do Carnaval”, afirmou Anna Telles.

O “Trancista Master no Carnaval de Salvador 2024” é uma iniciativa que reconhece a importância das trancistas, que contribuem para a preservação e celebração dessa rica cultura, além de dar visibilidade a uma profissão magnifica e empoderada.

Foto: Divulgação

Anna Telles

O negócio de Anna Telles nasceu há 15 anos. Em sua adolescência, Anna sofreu bullying na escola por seus colegas e até mesmo por familiares por ser a única da família com o cabelo crespo. Na tentativa de ser aceita, usava as técnicas convencionais e produtos químicos que acabavam maltratando o coro cabeludo e que danificavam o cabelo.

Depois de passar um dia inteiro sentada em casa, pensando em como poderia mudar aquela realidade, ela criou uma técnica de aplicação, o “Enrolado 3D” que permitiu melhor resultado, sendo a recuperação do seu cabelo natural, um acabamento perfeito e a devolveu a autoestima.

Após passar por várias dificuldade, chegando a até morar nas ruas, Anna atendeu mais de 10 mil mulheres pessoalmente e pôde enxergar a necessidade de produtos para cabelos crespos e cacheados e foi com muito trabalho, buscas e pesquisas, que desenvolveu a linha de produto capilar profissional com o que há de melhor e mais moderno no tratamento capilar no Brasil e no mundo.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano