Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mais de 73 mil violações de direitos humanos foram registradas no Carnaval 2024

Crianças e adolescentes são as maiores vítimas pelo segundo ano seguido
Foliões durante bloco de carnaval, no Rio de Janeiro.

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

21 de fevereiro de 2024

A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, por meio da plataforma “Disque 100”, registrou mais de 73 mil violações durante o Carnaval deste ano. Os dados foram divulgados pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).  

O aumento representa um salto de 38,13% em relação a 2023, quando o órgão contabilizou cerca de 53,5 mil denúncias de violações aos direitos humanos.

Assim como no último ano, o Carnaval de 2024 concentrou o maior volume de ocorrências nos casos que envolvem crianças e adolescentes. A faixa etária mais atingida foram as crianças de 5, 7 e 10 anos. Apenas neste recorte, foram mais de 15,4 mil violações.

Os crimes com maior recorrência foram os de negligência e maus tratos, que tiveram um aumento respectivo de 54% e 13% comparado com o mesmo período do ano passado.

São Paulo foi o estado com maior número de denúncias, contabilizando 1.596 casos. As quatro outras cidades com maior número de ocorrências foram Rio de Janeiro, com 508 casos; Minas Gerais, com 367 casos; e a Bahia, com 236 casos.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano