A equipe feminina de basquete da Nigéria conquistou um feito inédito e histórico ao se tornar a primeira equipe africana a avançar de fase em uma Olimpíada. Isso aconteceu após a vitória sobre o Canadá, que garantiu a classificação das nigerianas para as quartas de final.
A jornada das nigerianas começou com uma vitória surpreendente sobre a Austrália, que foi o primeiro triunfo de uma seleção feminina africana na fase de grupos dos Jogos Olímpicos. Após uma derrota para a França, a Nigéria precisava de mais uma vitória para garantir a classificação. E conseguiu.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Com um penúltimo quarto de tempo quase perfeito, as nigerianas fizeram 23 pontos e sofreram apenas cinco, uma diferença de 17 pontos que o Canadá não conseguiu superar. A armadora Ezinne Kalu foi a cestinha do jogo, com 21 pontos.
Agora, a Nigéria aguarda o resultado do jogo entre França e Austrália para definir sua colocação no Grupo B. Se a França vencer, ou se a Austrália vencer por quatro pontos ou menos ou por 30 pontos ou mais, as nigerianas serão as segundas colocadas no grupo. Se a Austrália vencer por entre seis e 28 pontos, a Nigéria fica em terceiro lugar.