A ex-recordista mundial de maratona e medalhista de prata olímpica Brigid Kosgei não competirá nas Olimpíadas de Paris 2024 devido a uma lesão, conforme anunciado pelos oficiais da equipe queniana nesta quarta-feira. O comunicado não especificou a lesão.
Kosgei, de 30 anos, que estabeleceu um recorde mundial de 2h 14min 04s na maratona feminina de Chicago em 2019, esperava fazer sua segunda aparição olímpica. Ela foi selecionada para compor a equipe de maratona feminina do Quênia ao lado da campeã defensora Peres Jepchirchir e da ex-medalhista de prata olímpica dos 5000m, Hellen Obiri.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A equipe de maratona do Quênia, que também inclui o bicampeão olímpico Eliud Kipchoge, esteve em treinamento no centro de atletismo do Vale do Rift em Eldoret nos últimos dois meses.
“Durante uma das sessões regulares de monitoramento, a medalhista de prata olímpica Brigid Kosgei expressou uma preocupação com lesão para a equipe técnica”, informou o Comitê Olímpico do Quênia em um comunicado. “Após uma revisão pela equipe médica liderada pelo chefe médico Dr. Ondiege, Kosgei não irá para Paris para sua segunda Olimpíada”, diz publicação na página oficial do Comitê.
Kosgei será substituída por Sharon Lokedi, campeã da maratona de Nova York de 2022, que havia sido nomeada como reserva na equipe. A maratona feminina será realizada em Paris no dia 11 de agosto, um dia após a corrida masculina.
Sharon Lokedi assume posição de Kosgei
Sharon Lokedi é uma maratonista queniana conhecida por seus desempenhos em competições internacionais. Ela ganhou destaque ao vencer a maratona de Nova York em 2022, consolidando-se como uma das principais figuras do atletismo de longa distância.
Antes de se destacar em maratonas, Lokedi teve uma carreira universitária de sucesso nos Estados Unidos, competindo pela Universidade do Kansas, onde conquistou títulos em competições de cross-country e atletismo. Nascida em 10 de março de 1994, Lokedi tem se destacado por sua resistência e velocidade em corridas de longa distância, consolidando-se como uma das principais maratonistas de sua geração.