Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Anielle Franco diz sonhar que igualdade racial seja mais que ‘pauta ideológica’

Ministra participou de série do podcast "Todo Dia História Negra", que apresenta mulher negras importantes para o Brasil
A imagem mostra o apresentador do podcast “Todo Dia História Negra”, Roger Cipó, e a convidada, ministra Anielle Franco.

Foto: Divulgação

5 de março de 2024

A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco participou do podcast “Todo Dia História Negra”, de Roger Cipó. A entrevista abriu uma série de conversas com mulheres negras de diversos estados brasileiros. O episódio está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. 

Durante a conversa com a ministra, Roger Cipó aborda não apenas suas visões institucionais, mas também aspectos pessoais como relacionamento amoroso, sua trajetória no vôlei e a temporada de estudos nos Estados Unidos.

O episódio também apresenta uma das principais iniciativas da gestão de Anielle Franco: o Programa Juventude Negra Viva, focado na proteção, educação, e acesso à cultura, lazer e saúde. Nele, a ministra expressou um desejo: a integração da igualdade racial em todas as esferas governamentais.

 “O sonho da ministra é que a gente tivesse em cada Ministério, cada programa, tivesse um pedaço para a igualdade racial… O meu sonho é que as pessoas falassem ‘caramba vamos parar esse país porque mais um jovem preto foi morto’. Que cada setor de cada ministério, que cada autarquia, falasse ‘eu vou fazer’ e que não virasse uma pauta ideológica só”, disse Franco, em um trecho da conversa.

Anielle lembrou da influência de sua irmã mais velha, Marielle Franco, em sua formação. “Eu aprendi muitas coisas, e levantar a cabeça, mesmo quando tentam impor uma narrativa que não é a sua, e que você sabe que não é verdadeira… Eu tento trazer isso diariamente, para o lugar onde eu estou, porque é um lugar muito difícil. É um lugar onde as pessoas acham que podem me ofender dizendo que eu sou só irmã da Marielle. E assim, eu tenho um orgulho danado de ser irmã da Marielle, mas não tentem reduzir o meu currículo a ser irmã da Marielle. Então a Anielle é doutoranda, tem três mestrados, tem quatro faculdades… Anielle morou fora, é mãe, é gestora e Anielle luta pelo o que ela acredita”, diz.

O podcast “Todo Dia História Negra” já se tornou um dos mais ouvidos no Spotify e recebeu nomes como os cantores Rael, Salgadinho e Drik Barbosa. A entrevista com Anielle Franco é uma oportunidade de refletir e inspirar, alinhando-se com a missão do projeto de destacar as histórias e conquistas de pessoas negras por todo o Brasil, reforçando a importância da igualdade racial, dignidade e humanização.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano