Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Governo faz acordo com IBGE para produção de indicadores de direitos humanos

Dados produzidos serão usados como base para políticas públicas do ObservaDH
Imagem mostra pessoa em situação de rua dormindo no chão, na Praça da Sé, no centro de São Paulo.

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

24 de fevereiro de 2024

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) firmaram um acordo de cooperação para produção de indicadores de direitos humanos.

Em conjunto, os órgãos desenvolverão testes preparatórios e pesquisas nacionais para contagem de população de rua e elaboração de perfil, além da  inclusão de pessoas idosas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e de pessoas com deficiência na Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares.

As instituições também visam trabalhar na identificação da população LGBTQIAP+, através de questionários de pesquisa do IBGE. As organizações trabalharão em conjunto pelo período de quatro anos.

De acordo com o ministério, a produção desses dados será usada para o subsídio de políticas e programas da plataforma do Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH), lançado pela pasta em dezembro do último ano.

O ObservaDH é uma plataforma de informações e estatísticas, que tem como objetivo viabilizar políticas públicas, ações e programas de direitos humanos, através da produção e análise de indicadores sociais.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano