PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Hub Peregum: grupos do movimento negro abrem sede em Brasília para promover agenda antirracista

Nova iniciativa de advocacy atuará junto aos Três Poderes e entidades internacionais para promover justiça social e equidade racial
A casa Hub Peregum, focada em advocacy, visa pautar nacionalmente as agendas antirracista, de justiça social e equidade racial, com atuação voltada para os Três Poderes

Foto: Reprodução

26 de agosto de 2024

Organizações do movimento negro inauguram, na terça-feira (27), o HUB Peregum, em Brasília. O projeto, idealizado pelo Instituto de Referência Negra Peregum, consiste em uma sede voltada à incidência política dedicada a promover a agenda antirracista. A iniciativa conta com a parceria da UNEafro Brasil, a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), a Agência Alma Preta e o Instituto Nós em Movimento.

O evento, restrito para convidados, contará com a presença de lideranças do movimento negro e autoridades dos Três Poderes. Até o momento, 20 organizações do movimento negro e personalidades negras de notório saber e reconhecimento público fazem parte do conselho consultivo que apoiará o direcionamento do projeto.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Mais que uma casa, o HUB Peregum pretende se consolidar como um espaço de implementação de estratégias de incidência política, englobando o governo federal, o Legislativo Federal e o Judiciário, bem como em organismos internacionais. Além disso, no local serão realizados eventos, formações, pesquisas e produção de dados, notas técnicas sobre os desafios da igualdade racial no Brasil e o monitoramento contínuo da atuação parlamentar.

“Buscamos provocar e apoiar a atuação de Frentes Parlamentares dedicadas ao enfrentamento do racismo e à promoção da justiça e equidade racial no Congresso Nacional, além de apoiar e subsidiar a atuação de mandatos de parlamentares negras, negros e aliados antirracistas”, afirma, em nota, Vanessa Nascimento, diretora-executiva do Instituto de Referência Negra Peregum.

O Hub Peregum também visa pressionar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a implementar políticas antirracistas mais robustas, apoiar a inclusão de integrantes negros em cargos estratégicos e diversificar a composição de cargos no Palácio do Planalto para promover a igualdade e a justiça social.

“É de extrema importância avançar e qualificar a atuação das forças políticas antirracistas por meio de um trabalho de incidência permanente, sistemático, especializado e profissionalizado. É essa necessidade que buscamos atender”, finaliza Vanessa.

A cerimônia de inauguração da casa Hub Peregum acontecerá no Lago Sul, região administrativa do Distrito Federal, e contará com a presença de deputados, ministros, lideranças governamentais e da sociedade civil.

O que é advocacy?

O termo advocacy, derivado do latim “advocare” e do inglês “to advocate”, refere-se ao processo de defesa e argumentação em favor de uma causa. Em vez de ter um enfoque exclusivamente jurídico, advocacy atualmente se refere à reivindicação de direitos e à influência na formulação e implementação de políticas públicas para atender às necessidades da população. Organizações da sociedade civil frequentemente utilizam advocacy para promover suas causas e influenciar mudanças políticas e sociais.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano