Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Brasil precisa repensar modelo de políticas públicas, diz autor de livro sobre discriminação racial

Com lançamento marcado para a sexta-feira, a obra apresenta análises detalhadas sobre a contínua presença das disparidades raciais no país; a Alma Preta conversou com Michael França, um dos autores do livro
Homem negro sentado no chão de uma biblioteca com um livro em suas mãos

Foto: NappyStock/Nappy

24 de outubro de 2023

Na próxima sexta-feira (27), o Núcleo de Estudos Raciais da instituição de ensino superior e pesquisa Insper lançará o livro intitulado “Números da Discriminação Racial: Desenvolvimento Humano, Equidade e Políticas Públicas”. A obra, escrita por Michael França e Alysson Portella para a editora Jandaíra, aborda análises detalhadas sobre a persistência das desigualdades raciais no Brasil e destaca a urgência de desenvolver políticas públicas mais eficazes nesse contexto.

O livro também oferece aos leitores uma análise abrangente das pesquisas empíricas que buscam quantificar a discriminação e as disparidades raciais. A publicação parte do pressuposto de que a discussão sobre a discriminação racial no Brasil é crucial para a compreensão da identidade nacional.

Com esse enfoque, o objetivo dos autores é promover o debate público por meio de análises de indicadores de renda, educação, saúde, violência e representação política, considerando uma abordagem econômica.

“A gente inicia o livro fazendo uma provocação. Se os brancos investissem todos esses recursos em aplicações de renda fixa, dependendo dos rendimentos, é possível que a cada cinco ou seis anos os brancos pudessem tirar férias de um ano — o que os negros não alcançariam. Para mudar isso precisaremos avançar nas intervenções para corrigir os mecanismos excludentes dentro das empresas, mas fora delas também”, disse o economista Michael França, em entrevista à Alma Preta.

Segundo o pesquisador, a obra “convida todos a repensarem o atual modelo de políticas públicas no Brasil”.

O economista e pesquisador Michael França, um dos autores de "Números da Discriminação Racial: Desenvolvimento Humano, Equidade e Políticas Públicas"
O economista e pesquisador Michael França, um dos autores de “Números da Discriminação Racial: Desenvolvimento Humano, Equidade e Políticas Públicas” (Foto: Divulgação)

O livro reúne um quadro de autores que contribuem para a produção e difusão de conhecimento acerca da discriminação no Brasil. Entre eles, Luana Ozemela, embaixadora do Pacto de Mulheres Negras 2023 e uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, que assina o prefácio; Naercio Menezes Filho, professor e pesquisador titular da Cátedra Ruth Cardoso no Insper; e o pesquisador Bruno Kawaoka Komatsu.

A obra também conta com ilustrações de Mayara Smith e participação de Alisson Gomes dos Santos, Erivelton de Souza Nunes, Daniel Vasconcellos Archer Duque, David Kalichman, Fernanda Estevan, Fillipi Lúcio Nascimento da Silva, Francisco Danilo da Silva Ferreira, Francieli Tonet, Gerrio dos Santos Barbosa, Helena Arruda, Lauana Lazaretti, Leonardo Rosa, Leila Pereira, Manuel Mahoche, Rafael Tavares, Rodrigo Soares, Rony Coelho, Úrsula Melo e Sérgio Pinheiro Firpo.

Para mais detalhes sobre o evento e o livre acesse o link.

  • Bárbara Cavalcante

    Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, desde a adolescência é imersa em projetos sociais. Apaixonada por futebol e cultura pop, é nascida e criada na Zona Leste de São Paulo. Atua como social media e é aprendiz de redatora.

    View all posts

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano