Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘Brasil precisa retribuir dívida histórica’, diz Lula ao confirmar visita a países africanos

O presidente vai para Egito e Etiópia participar de encontro com chefes de Estado e governo da União Africana
A imagem mostra o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa em Paris, França, em 22 de junho de 2023.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

25 de janeiro de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma a agenda internacional com viagens a países africanos. Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, o chefe do executivo deve visitar o Egito e a Etiópia para reuniões com chefes de estado e o governo da União Africana. 

Lula se reunirá com o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sissi, meses após ter recebido apoio para a retirada de brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza pela fronteira com o país. 

Em Adis Abeba, capital da Etiópia, o presidente vai participar da reunião entre chefes de Estados e de governos da União Africana, que é membro permanente do G20, grupo que integra 19 das maiores economias do mundo e a União Europeia. Em novembro de 2024 o Brasil vai presidir o G20, no Rio de Janeiro. 

Durante a assinatura de um acordo para a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial em Salvador (BA), Lula disse que o Brasil precisa começar a retribuir a dívida histórica que existe com os povos africanos. Desde o início do mandato em janeiro de 2023, é a segunda vez que o presidente visita a África.

Após retornar da África, Lula deve visitar a Guiana, país da América Latina que sedia a cúpula anual do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom), grupo regional que reúne 15 países caribenhos. A visita acontece durante tensões elevadas entre Guiana e Venezuela, que disputam o território de Essequibo, reivindicado pelo governo venezuelano há mais de um século.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano