Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ministério das Mulheres anuncia plano de ações contra feminicídio

O Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios deverá ser lançado no próximo dia 19 de março
A imagem mostra a reunião convocada pelo Ministério das Mulheres para a discussão do plano de ações contra o feminicídio. Estiveram presentes representantes de ministérios e órgãos do Governo Federal.

Foto: Reprodução/Ministério das Mulheres

6 de março de 2024

O Ministério das Mulheres sediou a 2ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios. O encontro, que contou com a presença de representantes de diversos ministérios e órgãos do governo federal, teve como objetivo principal a apresentação das propostas para a elaboração conjunta do plano de ações, cujo lançamento está previsto para o dia 19 de março.

Durante a reunião, a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Motta Dau, ouviu as propostas de políticas e programas de cada representante dos ministérios e demais órgãos participantes. Motta destacou a importância do encontro para a conclusão do plano, enfatizando a necessidade de políticas eficazes para enfrentar e prevenir os altos índices de feminicídios no Brasil.

“Agora estamos na reta final do esforço de conclusão do nosso plano de ação, com todas as propostas assumidas e compromissadas pelos diversos ministérios”, ressaltou a secretária, em nota. Ela também explicou que a escolha da data de 19 de março para a entrega do plano de ação está alinhada a compromissos assumidos pelo Ministério das Mulheres, incluindo a reinstalação do Fórum Nacional de Enfrentamento da Violência Contra Mulheres Rurais, das Águas e das Florestas, além da criação de outros três fóruns importantes.

Os representantes dos ministérios participantes apresentaram suas propostas de programas e políticas para tornar o pacto uma ação mais efetiva no combate ao feminicídio. A consultora da Controladoria-Geral da União, Jussara Mendes, reiterou a importância da reunião e da contribuição de cada pasta na construção do plano de ações.

Pacto Nacional

O Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios foi estabelecido em 16 de agosto de 2023, através do Decreto nº 11.640/2023. Seu propósito central é prevenir todas as manifestações de discriminação, misoginia e violência de gênero direcionadas a mulheres e meninas. 

Para o seu funcionamento, o Pacto envolve ações governamentais de diferentes setores do governo federal com a coordenação do Ministério das Mulheres, e a participação da sociedade civil, integrando uma perspectiva de gênero e considerando suas interseccionalidades.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano