A Ponte Jornalismo é um dos principais portais do país na cobertura sobre segurança pública. Saiba como participar.
Texto / Divulgação
Imagem / Divulgação
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A Ponte Jornalismo, veículo independente e organização sem fins lucrativos especializada na cobertura de segurança pública, justiça e direitos humanos, lança a partir de 19 de fevereiro sua campanha de financiamento coletivo recorrente. Com o slogan Construa Ponte, a iniciativa hospedada pelo site Catarse visa, por meio do engajamento de leitores e parceiros, fortalecer a cobertura jornalística focada em denunciar a violência do Estado contra as populações vulneráveis, majoritariamente negras e periféricas.
Bem-sucedida, a primeira campanha de crowdfunding da Ponte contou com a participação de 788 apoiadores de 90 cidades e, em 60 dias, arrecadou cerca de R$74 mil – garantindo ao veículo a manutenção de estrutura mínima de redação e a produção de reportagens especiais. O músico Chico Buarque, os rappers Mano Brown e Edi Rock, o humorista Gregório Duvivier, o poeta Sérgio Vaz e a escritora Clara Averbuck foram alguns dos(as) apoiadores(as).
Com quase 4 anos de existência e contando, até então, com uma equipe de profissionais voluntários, a Ponte consolida sua atuação ao denunciar diariamente as arbitrariedades e contradições de agentes do Estado ao amplificar a voz de suas vítimas. A reportagem de casos como o do ex-catador Rafael Braga, do ambulante Wilson Rosa, da transsexual Laura Vermont, do capitão de inteligência do exército William Pina Botelho – entre outros, disponíveis em Ponte.org – materializam este propósito.
Para seguir adiante em sua construção diária de comprometimento e convicção com o poder transformador da prática jornalística, a Ponte prepara-se para o próximo passo.
Construa Ponte
A nova campanha de financiamento coletivo passa a ser recorrente e tem metas mensais. A primeira delas, “Saindo do perrengue”, visa a cobrir despesas fixas básicas como contador, taxas bancárias, servidor, equipe administrativa, jurídica e financeira.
Ao contribuírem via Catarse, os assinantes recebem recompensas de acordo com o valor doado – a partir de R$10. Newsletters, ebooks, workshops, camisetas, fotografias e ilustrações produzidas pela equipe Ponte são algumas das recompensas preparadas especialmente para os apoiadores.
Para apoiar, basta acessar o site da campanha Construa Ponte.