PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Série ‘O Negro no Futebol Brasileiro’ estreia no Canal Brasil em homenagem ao centenário da Resposta Histórica

Episódio ficou marcado por carta redigida pelo então presidente do Vasco, José Augusto Prestes, em 1924, abrindo mão de participar da nova liga do Rio para não ter que excluir jogadores pobres e negros do elenco
Cena da série "O Negro no Futebol Brasileiro', que será exibida em TV aberta neste domingo (7), em celebração do centenário da Resposta Histórica do Vasco.

Foto: Reprodução

5 de abril de 2024

Neste domingo (7), às 19h15, o Canal Brasil apresentará a estreia da série “O Negro no Futebol Brasileiro”, uma produção criada por Gustavo Acioli e inspirada no livro de Mário Filho com o mesmo nome. A série será lançada em formato de maratona e trará histórias de ícones do esporte que deixaram um grande legado.

Com relatos de personalidades como Pelé, Júnior, Romário, Adriano e Cláudio Adão, os episódios da série analisam o futebol brasileiro, destacando-o como um dos pilares culturais de um país ainda confrontado pelo racismo. Os episódios revelarão os obstáculos enfrentados e os triunfos alcançados por jogadores negros em sua jornada para conquistar seu lugar no esporte.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A estreia da série ocorre no centenário da Resposta Histórica, um momento emblemático na luta contra a discriminação racial no Brasil e no esporte nacional. Em 1924, José Augusto Prestes, então presidente do Vasco da Gama, redigiu um documento histórico em resposta à exigência da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA) para desfiliar atletas negros dos clubes. A carta reiterava a posição do Vasco de não desfiliar seus jogadores negros, tornando-se um marco na resistência contra o racismo no esporte brasileiro.


Ao longo de quatro episódios, “O Negro no Futebol Brasileiro” explorará a luta por direitos no meio esportivo ao longo dos anos, destacando as histórias inspiradoras de atletas que conquistaram o coração do país, apesar das barreiras e desafios enfrentados até os dias de hoje. A série também proporcionará um panorama atual do futebol brasileiro, enfatizando a importância do combate às violências racial e social no país.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano