É enganoso o vídeo que mostra o presidente Lula (PT) posando para fotos em frente a uma “casa de mentira” e afirma que se trata de gravação com simulação de entrega de casa do programa Minha Casa Minha Vida. As imagens foram feitas durante visita do presidente a uma feira de construção civil, onde ele posou para fotos em um estande com um modelo de imóvel feito de cerâmica.
Conteúdo investigado: Publicações que utilizam vídeo que mostra o presidente Lula posando para fotos e afirmam que se trata de uma armação feita pelo governo federal para simular uma entrega do programa Minha Casa Minha Vida. “Fizeram uma casa de mentira para dizer que estão entregando casas”, afirma um homem em uma das gravações.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Onde foi publicado: X e Twitter.
Conclusão do Comprova: São enganosos os conteúdos que utilizam um vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para afirmar que ele participou de uma simulação de entrega de imóvel envolvendo o programa Minha Casa Minha Vida.
As imagens mostradas nas publicações foram gravadas durante a participação de Lula na Feira Internacional da Construção Civil, a Feicon, no dia 8 de abril de 2025, durante o 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic), em São Paulo. O presidente esteve presente ao lado de ministros e a visita foi registrada pela assessoria de imprensa do Planalto.
O que as publicações dizem ser uma casa é, na verdade, um modelo de imóvel feito de cerâmica. O projeto Casa Cerâmica, responsável pelo estande, fez uma publicação no dia da visita de Lula com fotos do momento. “Construímos uma casa modelo da @pacaembuconstrutora dentro do pavilhão do SP Expo, na maior feira da construção civil da América Latina”, informou a postagem.
A Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), que representa o empresariado do setor junto às instituições públicas e privadas, também registrou a visita do presidente à Feicon. “Na manhã desta terça-feira, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou a @ceramicacasa, na Feicon. A casa modelo foi construída em 5 dias e pode ser replicada em qualquer lugar do Brasil”, informou na publicação.
O perfil oficial do presidente Lula no Instagram publicou várias fotos do evento, entre elas algumas em frente ao imóvel modelo.


A mais recente entrega de unidades habitacionais pelo programa Minha Casa Minha Vida, registrada pelo governo federal, foi em 13 de fevereiro, em Belém (PA). Com relação a campanha de divulgação do programa, o conteúdo mais recente, localizado pela reportagem, foi de 2 de janeiro de 2025, gravado em Fortaleza (CE) e Recife (PE), com imagens reais de conjuntos. Entretanto, os vídeos não têm a participação do presidente.
O Comprova tentou contato com os autores das postagens, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.
Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.
Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até 17 de abril, o post no X teve 813,5 mil visualizações. No Tiktok, o vídeo alcançou 500 mil.
Fontes que consultamos: Busca reversa no Google com frame do vídeo viralizado levou ao site da Revista Anicer. Publicação no portal mostra a construção da casa modelo na Feicon. Depois, foram consultadas as redes sociais da Anicer e do projeto Casa Cerâmica. A presença de Lula no evento foi confirmada por meio de publicação feita pelo Planalto no site do governo federal. Para verificar informações sobre o programa Minha Casa Minha Vida, foi acessado o site da Agência Brasil e o canal no Youtube do Ministério das Cidades.
Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.
Outras checagens sobre o tema: O Comprova já fez outras verificações relacionadas a vídeos que foram tirados de contexto. Uma delas mostra que um vídeo falso foi usado para atribuir apoio do Comando Vermelho a Eduardo Paes. Outra aponta uma montagem que foi feita para mostrar Lula declarando voto em Bolsonaro. O Estadão Verifica e a AFP Checamos também verificaram o vídeo de Lula na Feicon e concluíram que a afirmação acompanhada do conteúdo é falsa.
Notas da comunidade: Até a publicação deste texto, a postagem no X não contava com notas da comunidade.
Texto originalmente publicado no Projeto Comprova, do qual a Alma Preta faz parte.