O Itaú Cultural, em São Paulo, recebe a partir desta quinta-feira (1º) até sábado (4) o espetáculo “O Avesso da Pele”, montagem teatral oficial do romance premiado escrito por Jefferson Tenório. A peça é apresentada pelo Coletivo Ocutá, que já realizou mais de 80 apresentações da montagem em diferentes regiões do país.
Após a estreia em 2023, o espetáculo passou por temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, com apresentações também no interior paulista, em centros culturais e em escolas públicas e particulares.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Dirigida por Beatriz Barros, a peça adapta para os palcos uma narrativa potente da nova ficção literária brasileira, abordando temas como identidade, paternidade, o sucateamento da educação pública e as marcas afetivas e sociais deixadas pela violência do racismo.
Tanto no livro quanto no palco, a história é narrada por Pedro, filho de Henrique, um professor de literatura da rede pública, vítima de uma abordagem policial e que é assassinado na volta para casa, logo após ministrar uma das melhores aulas de sua vida. A partir disso, Pedro decide resgatar o passado da família e refazer os caminhos do pai.
A peça tem como cenário o apartamento de Henrique, local para onde Pedro vai após o assassinato do pai, para recuperar a história paterna a partir dos objetos deixados no espaço.
No palco, os atores Alexandre Ammano, Bruno Rocha, Marcos Oli e Vitor Britto se revezam nos papéis de pai e filho — ambos representados por todos em diferentes momentos. Pedro é retratado como um jovem abalado psicologicamente pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de ser um homem negro em um país racista.
As apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser reservados pelo site do Itaú Cultural. Todas as sessões contam com interpretação em Libras.
Espetáculo premiado
O espetáculo foi contemplado na 17ª edição do Prêmio Zé Renato, e entre março e junho de 2024 foi apresentado em teatros da Prefeitura, abrangendo todas as zonas da capital de São Paulo. A obra teve como público principal as escolas estaduais e municipais.
O sucesso do livro também se reflete na montagem. Em 2023, a peça foi indicada ao Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e ao 34º Prêmio Shell, na categoria Melhor Ator para Vitor Britto.
SERVIÇO
Peça O Avesso da Pele
Data: De 1 a 4 de maio (quinta-feira a sábado
Horário: quinta-feira a sábado, às 20h, e domingos e feriados, às 19h
No feriado do dia 1º de maio (quinta-feira), a apresentação é às 19h
Endereço: Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô | Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos (Linguagem imprópria, violência)