A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) iniciou, na segunda-feira (10), o primeiro edital de concurso para professores com a nova metodologia de reserva de vagas para cotas raciais da instituição.
As inscrições, abertas até o dia 21 de novembro, são para 16 vagas de professor adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), sendo dez para Arquitetura e Urbanismo e seis para o curso de Design.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Em nota, a superintendente de Equidade Étnico-Racial e de Gênero (Supeerg) da Uerj, Patrícia Santos, informou que o edital apresenta, pela primeira vez, uma metodologia que inclui a aglutinação de cargos docentes e a flexibilidade na alocação de vagas reservadas. A aglutinação ocorre quando há necessidade de reunir vagas não preenchidas em determinada modalidade, para redistribuí-las a outra categoria, conforme as regras previstas.
“Até agora, os certames eram sempre unificados por departamento, oferecendo poucas vagas. Isso impossibilitava o cumprimento da legislação estadual, que determina entre 5% e 20% das oportunidades reservadas a cotistas. As porcentagens dependem do tipo de cota. Para se chegar a 20% nas cotas raciais, por exemplo, seria preciso que um concurso oferecesse 21 vagas”, destacou.
Segundo Patrícia, a instituição desenvolveu uma tabela de critérios de pontuação para ser aplicada ao final do concurso, possibilitando que todos possam fazer a prova em qualquer área, inclusive os de perfil cotista. Em cada especialidade, poderão concorrer candidatos da ampla concorrência, cota étnico-racial, cota PCD e cota de hipossuficiência econômica.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 16% dos docentes da Uerj se autodeclaram negros, dos quais 12% são pardos e 4% pretos.