As mineiras Madu Costa, autora de mais de 25 livros infantis escritos a partir de sua experiência como mulher negra, e Ana Paula Sirino, artista plástica em destaque no cenário nacional, se uniram para a criação do primeiro livro ilustrado brasileiro publicado pela Intrínseca.
Com texto sensível e ilustrações delicadas, inspiradas nas vivências de Ana Paula no quilombo Torra, onde cresceu, “Trança a trança”, que chega às livrarias em setembro, é uma narrativa poderosa que aborda a ancestralidade por meio do retrato singelo do momento em que uma avó trança o cabelo de sua neta.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O lançamento oficial acontece em Belo Horizonte na terça-feira (2), a partir das 19h, na Livraria Leitura do Pátio Savassi.
A história valoriza o diálogo entre gerações e a manutenção de antigas práticas religiosas e culturais do povo negro. Sentada entre as pernas da avó Nica, a menina conhece a história de seus antepassados, que se mistura aos padrões das tranças em seu cabelo, enquanto desenha no chão de terra do quintal. São tradições e crenças que continuam presentes no cotidiano da família, mesmo com a tentativa de apagamento forçada pela sociedade.
De acordo com a editora, a obra traz uma preocupação para que crianças negras se vejam nas páginas, ajudando meninos e meninas a terem contato com histórias representativas desde a infância.
Madu Costa é escritora e “arteira”, como gosta de dizer, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Autora de mais de 25 livros, tem o prazer de transformar seu sangue e suas experiências como mulher negra em histórias com temas étnico-raciais.
Já Ana Paula Sirino é ilustradora autodidata, natural de Sabinópolis, Minas Gerais. Cresceu no quilombo Torra, lugar que inspira suas produções artísticas. Incentivada pela mãe, a artista desenvolveu seu trabalho através de ilustrações a giz e pinturas com tinta acrílica. Atualmente se dedica a produzir quadros com tinta a óleo. Trança a trança é seu primeiro livro infantil.