Pesquisar
Close this search box.

Curso apresenta dimensão multifacetada do intelectual negro Muniz Sodré

As aulas serão online e ministradas pela jornalista e pesquisadora Rosane borges nos dias 21, 22 e 23 de junho; As inscrições vão até o dia 22 de junho

Texto: Redação | Imagem: Fundação Cultural Palmares

Imagem de reprodução. Na foto está a figura de Muniz Sodré, figura central do curso oferecido pela Escola Longa. Muniz, figura negra, está vestido de cinza, usando um óculos e falando diretamente para uma câmera na diagonal.

20 de junho de 2021

Muniz Sodré: o pensador das múltiplas epistemes é o novo curso da Escola Longa, ministrado pela professora Rosane Borges, que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de junho, das 19h às 21h30, de forma online e síncrona (ao vivo). Para os participantes que não puderem acompanhar as atividades integralmente durante esses três dias, o curso ficará gravado para acesso posterior. As inscrições vão até o dia 22 de junho no site da instituição e o investimento é de R$ 130,00, com direito a certificado. A Escola Longa, uma experiência de cursos online que abarca vários domínios da atividade humana, irá sortear dez bolsas no perfil do Instagram.

O mais importante teórico da comunicação no Brasil, Muniz Sodré transita por várias áreas de investigação, e esse trânsito faz de sua obra um referencial importante para a reflexão sobre cultura, comunicação, mídias, racismo, política e religião. 

Leia também: Muniz Sodré é homenageado na UFRJ

Jornalista, comunicólogo, sociólogo, marxista,  obá da comunidade litúrgica Axé Opô Afonjá, faixa preta de karatê, capoeirista,  Sodré articula  temas banais do cotidiano às questões complexas do pensar filosófico, nos ofertando mapas analíticos que orientam nossa percepção e tomada de posição no/do mundo. Avesso a fórmulas fáceis, ousa e cria modos de pensar que não temem a inventividade e o inesperado. 

Muniz Sodré de Araújo Cabral (São Gonçalo dos Campos, 12 de janeiro de 1942) professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Escola de Comunicação. Tem duas filhas, três netas e é casado com a também professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Raquel Paiva. Imortal da Academia de Letras da Bahia, cadeira 33. É um dos poucos teóricos brasileiros na área de comunicação que têm circulação e respeitabilidade no exterior, sendo professor e palestrante de diversas instituições em países como Suécia, França, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Colômbia, Bolívia, Uruguai, Peru dentre outros.

Confira o cronograma do curso:

21/06

Aula 1 – Muniz Sodré: o pensador da comunicação em sua pluriversalidade

22/06

Aula 2 – Um modo de pensar o Brasil: cultura, racismo e política

23/06

Aula 3 – Epistemologias plurais: a inventividade de um pensamento

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano