Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Espetáculo celebra resistência e liberdade de corpos gays, pretos e periféricos em Fortaleza

Exibição de dança faz parte do XV Festival de Teatro de Fortaleza
Imagem mostra os bailarinos Jessi Almeida e Anderson Vieira durante performance do espetáculo “Pintosas”.

Foto: Divulgação

19 de junho de 2024

Fruto da pesquisa autobiográfica de Jessi Almeida e Anderson Vieira, dois dançarinos pretos, periféricos, gays e afeminados, o espetáculo “Pintosas” será apresentado gratuitamente no Teatro São José nesta quinta-feira (20). A peça faz parte da programação do XV Festival de Teatro de Fortaleza. 

Por meio da dança e da linguagem corporal, a exibição busca ressignificar padrões de masculinidade presentes na sociedade a partir da perspectiva do homossexual afeminado.

A dupla de bailarinos dirigida por Circe Macena aborda as próprias narrativas e encenam memórias da infância e da vida adulta em meio a denúncias de fatos envolvendo figuras históricas da cultura LGBTQIAPN+.

Idealizado em 2019, durante o percurso formativo da VI Turma do Curso Técnico em Dança (CTD), da Escola Porto Iracema das Artes, “Pintosas” traz honestidade dos artistas em cena. Em nota, a organização ressalta que Jessi e Anderson quebram o invólucro social a fim de mostrar que todos precisamos, em meio ao caos, dançar para sobreviver.

Confira aqui a programação completa do XV Festival de Teatro de Fortaleza.

Serviço

Espetáculo “Pintosas”, de Jessi Almeida e Anderson Vieira
Quando: 20 de junho, às 20h
Onde: Teatro São José – Rua Rufino de Alencar, 299-327 – Fortaleza
Entrada Gratuita

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano