Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Evento gratuito discute diversidade na comunicação com professora da Universidade de Columbia

Iniciativa da Rede de Jornalistas Pretos do Brasil recebe a professora norte-americana Sara Lomaz Reese, co-fundadora e presidente da URL Media
Na imagem, a professora Sara Lomaz Reese.

Foto: Reprodução / Rede JP

17 de junho de 2024

Com o foco em ampliar os estudos sobre comunicação racializada, a Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação (Rede JP) receberá na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a professora norte-americana Sara Lomaz Reese, co-fundadora e presidente de um dos principais veículos de comunicação focados em diversidade nos Estados Unidos. 

No encontro inédito, será ministrada uma aula sobre a disseminação de conteúdo diversificado no meio comunicativo, buscando explorar as estratégias utilizadas pelas organizações e criadores de conteúdo dos EUA na promoção da diversidade e garantia da sustentabilidade de suas iniciativas. 

O evento compõe o curso “Diversidade, Inclusão e Novos Formatos no Jornalismo Pós Digital”, realizado desde março pela Rede JP junto à escola de comunicação da UFRJ.

A URL Media é uma rede de organizações de mídias pertencentes e lideradas por pessoas negras, que compartilha conteúdo, distribuição e receitas para aumentar a sustentabilidade dos meios de comunicação a longo prazo. Criada no auge dos protestos por justiça racial em 2020, a plataforma também produz materiais jornalísticos com pautas pertinentes à população negra estadunidense.

Quem é Sara Reese?

Sara Reese é pós-graduada em jornalismo pela Universidade de Columbia, em Nova York. Além de sua atuação na URL Media, a professora também é presidente e proprietária da única estação de rádio pertencente a uma pessoa negra na Pensilvânia (EUA), a WURD Radio.

Sua carreira tem sido voltada ao fomento e organização de veículos de comunicação negros, buscando proporcionar visibilidade e amparo para comunidades historicamente marginalizadas, negligenciadas e mal representadas pela mídia.

O evento ocorrerá gratuitamente na UFRJ, no dia 28 de junho, às 13h30 e contará com transmissão ao vivo pelo canal “Extensão UFRJ”, no YouTube. As vagas são limitadas e para se inscrever os interessados deverão entrar em contato com a Rede JP pelo email [email protected].

A iniciativa conta com o patrocínio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC) e do Consulado dos Estados Unidos, e com o apoio da Cátedra de Comunicação da Unesco e pela UFRJ.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano