Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Exposição fotográfica em São Paulo homenageia Luiz Gama

A biografia deixada por Luiz Gama é a base da exposição fotográfica de Walter Firmo, Eustáquio Neves, Denise Camargo, Duda Firmo e Deka Carvalho, disponível até março de 2024
Retrato da exposição sobre Luiz Gama apresenta seis pessoas.

Foto: Duda Firmo

30 de novembro de 2023

O Sítio da Ressaca, localizado no Jabaquara, Zona Sul de São Paulo (SP), inaugurou a exposição “Memorial Luiz Gama – 10 anos”, que traz fotos históricas do abulicionista e de outras figuras negras importantes para a história da população negra brasileira. A mostra fica disponível até março de 2024.

Considerado o patrono da abolição da escravidão no Brasil, Luiz Gama também foi advogado, orador, jornalista e escritor. A biografia deixada por ele é a base da exposição fotográfica de Walter Firmo, Eustáquio Neves, Denise Camargo, Duda Firmo e Deka Carvalho, autores dos registros.

Dividida em dois tempos, 2013, quando foi inaugurada pela primeira vez, e, 2023, com atualização de textos e imagens, a mostra oferece análises e homenagens póstumas a Gama e personagens negros anônimos ou históricos importantes na abolição da escravatura.

A curadoria de Max Mu, criador e gestor da Cia Um Brasil de Teatro e Artes, abrange imagens que utilizam grafismo, textura, caráter étnico-racial, matrizes ancestrais, diásporas e a resistência social e política de uma maneira sensível e natural.

“A atemporalidade da exposição pretende ‘desconfundir’, distanciar-nos de uma visão colonial onde graves desigualdades imperam, estabelecendo uma conexão com a utopia da mais alta virtude, onde poderemos pelo menos inspirar, ou nos inspirar, caso vivê-la seja ainda apenas um sonho”, diz o curador.

Luiz Gama morreu sem ver a república ou a abolição, em ambas suas contribuições foram fundamentais no entendimento de processos abolicionistas e republicanos.

Serviço

Quando: de 26/11/23 a 31/03/2024, de segunda à sábado, das 10h às 17h

Local: Sitio da Ressaca – Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3, Jabaquara, São Paulo (SP)

Entrada gratuita

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano