Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Festival FALA! abre inscrições para 4ª edição em Recife

O evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro no Centro Cultural Cais do Sertão

Texto: Manuela Silva | Imagem: Manuela Silva

Representantes do Alma Preta, Marco Zero Conteúdo, Ponte Jornalismo e 1 Papo Reto no Festival FALA! 2022

11 de setembro de 2023

O Instituto Fala abriu as inscrições para a 4ª edição do Festival FALA!. Neste ano, o evento ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro no Centro Cultural Cais do Sertão, em Recife. O festival tem o objetivo de promover o debate sobre o futuro do jornalismo e seu papel na sociedade, além de defender a diversidade cultural e a valorização da comunicação popular.

Com intervenções artísticas, oficinas de escrita e produção, mesas de debate e rodas de conversa, o Festival FALA! busca discutir como as linguagens presentes no cotidiano podem melhorar a comunicação e deixá-la mais diversa. Além disso, trazer experiências de territórios para o centro do debate e discutir como esses saberes podem ser usados para melhorar a comunicação entre grupos e o próprio jornalismo.

O evento contará com participações de comunicadores de diversas áreas com trabalhos debates voltados para as causas sociais com foco no combate ao racismo, sexismo, LGBTfobia e na busca por justiça climática e garantia de direitos.

Entre os nomes que compõem a programação do festival estão a mestra reconhecida como patrimônio vivo de Pernambuco, Mãe Beth de Oxum; a coordenadora do administrativo e financeiro da Énois, Bruna Gonçalves; a jornalista e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Fabiana Moraes; a editora da redação para diversidade da Folha de São Paulo, Flávia Lima; o cineasta e idealizador do 1º Festival de Cinema e Cultura Indígena, Takumã Kuikuro; e o escritor e educador Akins Kintê.

Entre as atrações artísticas confirmadas, estarão presentes a cantora pernambucana Isaar França, referência da cultura negra em Pernambuco e ativista da cultura popular; a poeta e atriz Bione, primeira rapper feminina a lançar um álbum visual no Nordeste; e a cantora de brega funk Rayssa Dias.

Em 2022, durante a 3ª edição do festival, que aconteceu em Salvador, o Instituto FALA! anunciou um edital de fomento à comunicação independente, com bolsas para a produção de reportagens especiais. As reportagens realizadas através das bolsas serão divulgadas ao longo desta 4ª edição.

Os participantes do Festival FALA! receberão certificado e as inscrições para o evento podem ser feitas gratuitamente na plataforma Sympla. A programação completa está sendo divulgada através da página do Instagram.

O Instituto Fala é uma organização formada por quatro veículos de mídia e comunicação independentes: Ponte Jornalismo, Marco Zero Conteúdo, Alma Preta Jornalismo e 1 Papo Reto. Criado para trazer a diversidade cultural, o Instituto FALA! fomenta a melhoria da comunicação entre os grupos e a formação de um jornalismo mais engajado e eticamente comprometido.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano