Pesquisar
Close this search box.

Instituto de Viviane Ferreira oferece bolsa para programa de residência audiovisual em Salvador

Os selecionados ficarão por quatro semanas no local e vão passar por etapas de trabalho inspiracional, experimental e criacional
Imagem mostra os bastidores de um projeto audiovisual, com câmeras e equipamentos na contraluz.

Foto: Reprodução

28 de maio de 2024

O Instituto Audiovisual Mulheres de Odun (iAMO), presidido pela cineasta Viviane Ferreira, lançou um Programa de Residência Artística durante a 77ª edição do Festival de Cannes, na França. As inscrições para as experiências imersivas em projetos audiovisuais estão abertas até o dia 24 de junho. 

A programação das residências acontece em Mocambo do Coqueiro Grande, região remanescente quilombola em Salvador, onde fica a sede do iAMO. O projeto inclui uma bolsa auxílio para cobrir as despesas básicas durante as atividades. 

A residência artística vai contemplar profissionais de roteiro em outubro e de direção em novembro. Os selecionados ficarão por quatro semanas no local e vão passar por etapas de trabalho inspiracional, experimental e criacional, que serão compartilhados com representantes do mercado audiovisual brasileiro e internacional. 

Os participantes também terão a oportunidade de desenvolverem seus projetos nas áreas, mas também em fotografia, direção de arte, produção executiva, direção de som e pós-produção. 

O programa é fruto de uma parceria estratégica com o Nebula Fund, que apoia movimentos que promovem a justiça de gênero e os direitos LGBTQI+ e expandem o seu poder narrativo. A colaboração visa fortalecer trajetórias e processos de modo a promover mudanças significativas na sociedade. 

O iAMO, por sua vez, reforça seu compromisso com a promoção e o fortalecimento de artistas audiovisuais, especialmente aqueles dedicados a movimentos para reparação histórica. O programa prioriza pessoas LGBTs, negras, indígenas e pessoas com deficiência, provenientes do continente africano e/ou de suas diásporas.

As inscrições podem ser realizadas por meio da plataforma FilmFreeWay. Os resultados serão anunciados no início de agosto.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano