Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Na Alesp, exposição ‘Mapa Drag’ celebra cultura e pertencimento LGBTQIAPN+

Mostra celebra a arte drag e a luta LGBTQIAPN+, com entrada gratuita até 21 de junho
Parte da exposição "Mapa Drag", com fotos de atores e atrizes da comunidade LGBTQIAPN+, aberta ao público até o dia 21 de junho

Foto: Carol Jacob/Alesp

18 de junho de 2024

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) sedia a exposição “Mapa Drag”, uma celebração da cultura e da representatividade LGBTQIAPN+. A mostra, organizada pelo coletivo Acuenda, ficará aberta ao público até sexta-feira (21), com entrada gratuita.

A “Mapa Drag” apresenta trabalhos de sete expositores, que retratam importantes atores e atrizes da comunidade LGBTQIAPN+. A exposição visa promover o direito cultural de pertencimento dessa parcela da população, utilizando a arte drag como uma expressão livre, leve e cômica.

Segundo os organizadores, a arte drag é uma forma de encontro, ruptura e renovação, com um potencial libertador e de geração de renda. Eles destacam que a arte drag tem se espalhado pelas periferias de São Paulo, onde a cultura é vibrante e pulsante, apesar de pouco celebrada.

As obras expostas fazem parte da plataforma virtual “Mapa Drag”, que mapeia e reúne retratos de drags e transformistas que atuam tanto na capital quanto no interior de São Paulo. Este mapeamento foi apoiado pela 6ª Edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.

Entre as figuras destacadas na exposição estão Kaká Di Polly, conhecida por sua atuação durante a primeira Parada do Orgulho Gay, e Miss Biá, famosa por suas performances em homenagem a Hebe Camargo. Cada retrato inclui descrições e um QR code que direciona os visitantes ao site do coletivo, oferecendo mais informações sobre as artistas e a história da arte drag.

Serviço

Exposição “Mapa Drag”

Quando: até 21 de junho

Horário: das 8h às 20h

Local: Espaço Heróis de 32 – andar térreo – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Av. Pedro Álvares Cabral, 201 

Entrada gratuita

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano