No Brasil, o mês de novembro é marcado pela luta contra o racismo e a celebração da resistência de Zumbi e Dandara dos Palmares. Pensando nisso, o Ministério da Igualdade Racial mapeou cerca de 230 ações que serão realizadas por todo o território brasileiro durante o mês da consciência negra e as reuniu em um mapa virtual, disponível no site do governo federal.
A iniciativa faz parte da campanha “Brasil pela Igualdade Racial”, que tem como foco o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Grande parte dos eventos visa relembrar a importância histórica da luta negra e apresentar como a cultura afro-brasileira se estende pelo país.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
As atividades serão promovidas por entidades da sociedade civil e por órgãos ligados ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Os eventos variam entre rodas de conversas, palestras, marchas, encontros, lançamentos, desfiles, e outras modalidades.
Entre os projetos presentes no mapa, está o 1º Encontro Nacional do Movimento de Equidade Racial no Futebol, que acontece em Salvador no dia 22 de novembro com a organização do Movimento de Equidade Racial no Futebol (MOVER FUTEBOL). Em Feira de Santana (BA), o Fórum da Juventude Preta Baiana marca presença no mapa entre os dias 16 e 18 de novembro.
Em Altamira, município no Pará, o Coletivo de mulheres negras Maria Comunema organiza o “Seminário de Combate ao Racismo: “Diversidade e Educação Antirracista”, planejado para acontecer no dia 14 de novembro na Casa de Cultura.
Em São Paulo, o Festival da Consciência Negra “Zumbi e Dandara”, organizado pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), reunirá oficinas, exposições, mostras da culinária afro-brasileira, entre outros conteúdos que estarão presentes no Galpão do Campo, entre os dias 17 e 19 de novembro.
Um dos destaques do mapa fica por conta do Desfile da Moda Afro. Promovido pelo Fórum de Promoção da Igualdade racial Benedita da Silva, em Diadema (SP), a ação, que acontecerá em 25 de novembro, faz parte do fechamento do curso de corte e costura oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho na Fundação Florestan Fernandes.
Membros da sociedade civil que estejam promovendo eventos com foco no novembro negro e queiram que eles façam parte do Mapa pela Igualdade Racial podem se inscrever pelo formulário disponibilizado pelo Ministério da Igualdade Racial.